Cidades

Rosângela é empossada defendendo agenda integrada entre prefeitos

A petista Rosângela Mendes tomou posse na Prefeitura de Coronel Fabriciano nesta terça-feira (1°): demandas regionais                 ( Crédito: www.plox.com.br)

 

FABRICIANO – Cumprindo o ritual eleitoral, a petista Rosângela Mendes tomou posse no cargo de prefeita de Coronel Fabriciano nesta terça-feira (1°), em cerimônia organizada pela Câmara Municipal e realizada em um tradicional clube da cidade.

Estiveram presentes diversas figuras representativas no município, como o ex-vereador Francisco Lemos (PSD), o ex-vice prefeito da cidade Antônio Eugênio, bem como o ex-prefeito Chico Simões (PT). A solenidade contou ainda com as presenças do bispo Dom Lélis Lara, representando a Igreja Católica, e do pastor Mauro Júnior Feliciano, em nome da comunidade Evangélica de Fabriciano.

Com uma hora e meia de atraso, a cerimônia foi iniciada e uma mesa foi formada a fim de conduzir os trabalhos, sob a presidência do vereador reeleito Marcos da Luz, o mais votado da cidade, auxiliado pelo parlamentar Leandro Xingozinho (PP), eleito para seu primeiro mandato em 2013. A mesa tinha como missão organizar a cerimônia, eleger a Mesa Diretora da Câmara Municipal além de empossar Rosângela Mendes.

Após ser declarada prefeita, Rosângela discursou para a plateia e defendeu que os prefeitos da região – todos petistas – tenham uma agenda integrada para possibilitar a realização de obras que tragam o avanço à região, como a construção do Hospital Regional e da Universidade Federal, além da implantação de um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que atenda a todo o Vale do Aço.

Ela também agradeceu aos apoiadores de sua campanha, em especial a Chico Simões, que a escolheu como candidata do PT à sua sucessão, em meados do ano passado, e trabalhou duramente durante a disputa para elegê-la. Mendes rendeu belas palavras a Simões e disse que ele não pode ser considerado apenas o ex-prefeito de Coronel Fabriciano. “Assim como Lula é nosso eterno presidente, Chico é o nosso eterno prefeito”, disse.

Ainda durante seu pronunciamento, Rosângela chorou ao relembrar do trabalho que foi construído ao lado de Simões durante os anos em que atuou como chefe da extinta Secretaria de Governo e Comunicação Social. Ela também se lembrou das dificuldades enfrentadas durante a corrida eleitoral, quando disputou com Celinho do Sinttrocel (PCdoB) e venceu com 52% dos votos válidos. As palavras de Rosângela fizeram o próprio Chico se emocionar e chorar no plenário montado para a solenidade.

Ao fim de seu pronunciamento, a nova prefeita anunciou os nomes que irão compor sua equipe de Governo. A lista não apresentou muitas novidades, o que já era esperado por todos. Rosângela sempre fez questão de deixar claro que seu mandato seria baseado na continuidade da gestão de Chico Simões.

As poucas mudanças apresentadas por Rosângela Mendes com relação ao seu secretariado são baseadas em uma reforma administrativa proposta pelo Executivo e aprovada pelo Legislativo na semana passada. O projeto desmembrou duas secretarias, criando quatro novas pastas: a de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, a de Comunicação e Gestão Estratégica, a de Obras Públicas e a de Governo, que será ocupada pelo filho de Chico Simões, Rogério Thomaz. Outro nome que chega ao Governo a partir deste ano é o de Rodrigo Pinho, que ocupará a pasta de Turismo, antes chefiada pelo vice-prefeito eleito Bruno Torres (PPL).

Na cerimônia, Bruno, que também foi empossado na noite de ontem, destacou a participação do turismo no próximo mandato. “Fabriciano faz parte de uma região privilegiada com atrativos naturais e grande potencial turístico”, avaliou.

Marcos da Luz se elege presidente da Câmara
Fabriciano –
Em uma cerimônia marcada por manifestações inflamadas de militantes petistas, os 17 vereadores eleitos no pleito de outubro do ano passado escolheram os membros que irão compor a Mesa Diretora da Câmara Municipal durante cerimônia da posse, realizada nesta terça-feira (1º).

Serão duas grandes novidades para a legislatura do quadriênio 2013-2016: a primeira é o número de parlamentares, que subiu de 13 para 17. Já a segunda, diz respeito à nova composição da Mesa Diretora, que além de ter um presidente, um vice-presidente e um secretário, agora passa a contar com dois novos postos: o de 2° vice-presidente e 2° secretário.

A Mesa Diretora tem a função de convocar reuniões ordinárias e extraordinárias, dirigir os trabalhos em Plenário, nomear Comissões Especiais e assinar projetos de lei destinados à sanção e promulgação do Chefe do Executivo.
Em Coronel Fabriciano, diferente de outras cidades da região como Ipatinga, o registro da candidatura é feito no ato da posse e pode ser feito de forma nominal ou em grupos.

O processo de eleição durou em torno de 40 minutos e foi bastante tumultuado. Foram dados cinco minutos para que os vereadores interessados pudessem apresentar suas candidaturas. Nesse momento, um princípio de tumulto foi registrado entre os parlamentares Eugênio Pascelli (DEM), Andréia Botelho (PSL) e o ex-presidente da Casa Francisco Lemos (PSD).

Três candidatos disputaram a presidência da Casa: Marcos da Luz (PT), Eugênio Pascelli e Luciano Lugão (PSD). A votação começou bastante acirrada, com votos intercalados em da Luz e Pascelli. Somente ao final, Marcos virou o jogo e ultrapassou Eugênio, vencendo por nove votos a sete. Lugão teve apenas um voto: o dele mesmo.

Já a escolha do 1º vice presidente mobilizou dois nomes: o de Enéas Reis (PTdoB) e Andréia Botelho. Durante esta votação, os ânimos se exaltaram quando Nivaldo Lagares, o Querubim (PDT), ironizou a candidatura de Andréia dizendo: “você quer tudo, Andréia?”. A vereadora, então, tomou a palavra e respondeu a Nivaldo: “Respeite a democracia, vereador, decida seu voto sem tocar no nome do adversário”.

Ele então declarou seu voto a Enéas. A plateia, que era formada por uma imensa maioria simpática ao PT, rendeu vaias a Querubim, assumidamente oposição ao Governo petista. Andréia teve nove votos contra oito de seu adversário.
As outras eleições registraram um alto número de abstenções, mas culminaram com a vitória da chapa de Marcos da Luz e Andréia Botelho sendo formada ainda por Ronilson Burrinho (PSB), como 2º vice presidente, Leandro Xingozinho (PP), como 1º secretário, e o professor Édem Almeida (PT) como 2º secretário.

A composição da Mesa garante à prefeita Rosângela Mendes (PT) mais tranquilidade para governar, uma vez que tanto a presidência quanto a segunda secretaria pertencem a colegas de partido. Além disto, a bancada petista será formada por quatro parlamentares e já demonstrou na eleição desta terça-feira grande poder de articulação com os outros vereadores. Marcos da Luz foi o vereador mais votado de Coronel Fabriciano nas eleições deste ano, com 1.954 votos e ocupa a presidência da Mesa durante um ano.

 
Equipe de Governo de Rosângela Mendes

Secretário de Governo – Rogério Thomaz
Secretário de Administração – Riscala Albeny
Secretário de Saúde – Rubens de Castro
Secretária de Educação e Cultura – Glória Giudice
Secretário de Serviços Urbanos – Galba Gomes
Secretário de Turismo – Rodrigo Pinho
Secretária de Assistência Social – Júlia Ristori
Secretária de Planejamento – Lusia Rabello
Secretário de Comunicação e Gestão Estratégica – Ângelo Cola
Secretária de Obras Públicas – Letícia Bittar
Secretário de Finanças – Erivaldo Andrade
Secretária de Juventude, Esporte e Lazer – Paula Silva
Procurador – Luis Henrique

Composição da Mesa Diretora de Fabriciano no ano de 2013

Presidente
Marcos da Luz (PT)
1º Vice-Presidente
Andréia Botelho (PSL) 2º Vice-Presidente
Ronilson Burrinho (PSB)
1º Secretário
Leandro Xingozinho (PP) 2º Secretário
Professor Édem (PT)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com