Cultura

Romaria celebra 70 anos do Parque do Rio Doce

TIMÓTEO – O Parque Estadual do Rio Doce (PERD) comemorou no último sábado (19), 70 anos de criação. A unidade de conservação foi oficialmente criada no dia 14 de julho de 1944, através do Decreto Lei nº 1.119, em função da presença do ecossistema de Mata Atlântica e de sua rica biodiversidade, apresentando várias espécies ameaçadas de extinção.
As atividades da Romaria Ecológica Diocesana Dom Helvécio se iniciaram às 6:00h e saíram de dois pontos distintos: uma da cidade de Marliéria e a outra da cidade de Timóteo, se encontrando na entrada do parque, na rodovia LMG 760, km 19.

Sob a escolta de viaturas da Polícia Rodoviária Estadual, da Polícia Ambiental, Policiamento Ostensivo e do Corpo de Bombeiros, a Romaria contou com a participação de 675 cavaleiros, 398 veículos (ônibus, vans, de passeio, charretes e motocicletas), que conduziram a imagem de Nossa Senhora da Saúde até a capela existente no interior do PERD, onde foi celebrada a Santa Missa pelo padre Duile de Assis Castro e pelo pároco de Marliéria padre Raimundo Vieira Rocha.

Ao final da missa, foram entregues moções de aplausos pelo Conselho Consultivo do Parque para as pessoas que, ao longo dos anos, vêm contribuindo de alguma forma em prol da Unidade de Conservação.

Durante as festividades, os militares do 3º Pelotão PM de Meio Ambiente MAMB/PERD montaram um estande ambiental educativo com a exposição de vários animais taxidermizados (empalhados), diversos materiais de pesca de uso proibido e permitido, equipamentos de combate a incêndios florestais, peles de animais silvestres e panfletos educativos que ficaram à disposição dos 1.897 visitantes e romeiros que estiveram no PERD durante todo o evento, que encerrou por volta de 16h00min.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com