Cultura

Ritmos regionais são tema de oficina

 O grupo realiza oficina de música e shows gratuitos no Centro Cultural Usiminas

 

IPATINGA – O grupo Lúdica Música realiza, de 13 a 16 de março, no Centro Cultural Usiminas, a oficina “Lúdica de Ritmos”. Na oficina serão repassadas noções básicas de execução de ritmos regionais brasileiros como samba, baião, maracatu e frevo e ainda estilos como funk, rock, blues, reggae, salsa e bolero. Utilizando instrumentos de percussão como pandeiro, surdo, bateria, bongô, caxixi, dentre outros, será abordada a concepção rítmica, interpretação e execução de grooves, levadas e arranjos percussivos para vários instrumentos, explorando a criatividade, a versatilidade e a improvisação.
Patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Oficina Lúdica de Ritmos já passou em 2012 por Leopoldina e Juiz de Fora , Itaúna e, agora em Ipatinga. A oficina será concluída no dia 16/03, às 20h, com o show de encerramento “Lúdica Música – Mundo-Ludo” que contará com a participação especial dos oficineiros. No repertório, as letras do CD “Mundo-Ludo” e do DVD “Diversões Lúdicas ao vivo… e a cores!”, com recriações das canções de Zeca Baleiro, Chico Buarque, Tribalistas, Lô Borges, Beatles, entre outros. No palco, Rosana Britto (voz, violão, percussão, direção musical), Isabella Ladeira (voz, percussão), Gutti Mendes (voz, violão de aço, percussão) e participação de Juju Britto (percussão). Os interessados podem retirar os ingressos gratuitamente na bilheteria do Centro Cultural Usiminas
À frente do Lúdica as cantoras e compositoras Rosana Brito (voz, violão, percussão, direção musical) e Isabella Ladeira (voz, percussão) dividem a cena há oito anos com o cantor, compositor e guitarrista Gutti Mendes. Juntos eles têm investido suas fichas na “Oficina Lúdica de Ritmos”, projeto que coordenam e onde difundem conhecimentos sobre ritmos, percussão e estilos musicais.

O GRUPO
O grupo Lúdica Música é hoje um dos nomes mais expressivos da cena musical mineira, atuando com sucesso no Brasil e exterior. Tem na bagagem o recém-lançado CD “Mundo-Ludo” (com participações especiais de Milton Nascimento, André Abujamra, Emmerson Nogueira e Marcinho Itaboray), o DVD/CD “DIVERSÕES LÚDICAS ao vivo… e a cores!” (2008 – Part. Especiais: Vander Lee, Maurício Tizumba, Chico Amaral e Harém) e ainda os CDs “Então eu canto…e nem me lembro pra onde as coisas vão” (2005 – Part. Especial: Ivan Lins), “Presente!”(2001 – gravado em Portugal) e o vinil “Lúdica Música” (1994), além de participações em projetos e CDs de outros artistas. Em 2011 completou 20 anos de carreira e fez uma série de shows comemorativos.

 

SERVIÇO
Oficina Lúdica de Ritmos
Dias: 13 a 16 de março
Local: Centro Cultural Usiminas (inscrições já estão encerradas)

Espetáculo: Mundo Ludo
Dias: 16 de março, sexta-feira
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Horário: 20h
Entrada franca mediante retirada de ingresso na bilheteria

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com