Cultura

Ricardo Stuckert lança obra sobre os povos originários brasileiros

Desenvolvido desde a década de 1990, projeto registra a vida e os costumes de dez etnias que guardam as florestas do Brasil

SÃO PAULO – Foi em 1997, durante a primeira viagem que fez à Amazônia como fotógrafo da revista Veja, que Ricardo Stuckert esteve com os Yanomami, um dos maiores grupos indígenas da América do Sul. Ficou fascinado pela riqueza cultural da etnia e também pela sua capacidade de preservar a cultura e tradição milenares.

Quase vinte anos depois, Stuckert decidiu retornar à comunidade para fotografá-la novamente. A partir deste momento, o fotógrafo brasiliense teve a certeza de que tinha uma importante missão: registrar de forma mais ampla a vida dos povos originários como uma maneira de homenageá-los e, ao mesmo tempo, mostrar a importância desta cultura e deste universo tão fantástico e delicado.

O fotógrafo Ricardo Stuckert

Depois da viagem à aldeia Yanomami, Stuckert deu início a uma verdadeira jornada para as mais diversas regiões do Brasil. Dessa peregrinação, nasceu o livro “Povos originários: guerreiros do tempo”, lançamento da Tordesilhas Livros. A publicaçã traz histórias e fotos, como a de Penha, que foram coletadas ao longo desse trabalho documental.

O LIVRO

Com olhar sensível e habilidade técnica adquirida ao longo dos mais de trinta anos de carreira, o fotógrafo mostra a diversidade e a pluralidade da cultura indígena, além de ressaltar a importância destes povos como guardiões da floresta.

Após pesquisa minuciosa e conversas com os indígenas que autorizaram a entrada de Stuckert nas comunidades, a obra foi dividida em capítulos dedicados às dez etnias escolhidas para serem retratadas pelo fotógrafo. Em edição bilíngue e capa dura, o livro reúne textos escritos por antropólogos, sociólogos e integrantes das próprias comunidades.

Com destaque nacional e internacional por sua atuação como fotógrafo político, além do seu trabalho como diretor de fotografia do longa “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar de Melhor Documentário, em 2020, Ricardo Stuckert capturou as singularidades e tradições de cada um dos povos originários que compõe a obra, fazendo as imagens ganharem o mundo.

Em 2016, Stuckert recebeu a medalha de ouro na categoria Muscat – Pessoas, no Oman 1st Internacional Photography Circuit, concurso de fotografia que reuniu participantes de 45 países. A foto premiada é a mesma da capa de Povos originários: guerreiros do tempo. Em 2020, a mesma imagem foi dada de presente ao Papa Francisco, um notório defensor dos povos indígenas da Amazônia.

Mais do que retratar as tradições e costumes dos grupos indígenas, sob as lentes precisas de Stuckert, Povos originários: guerreiros do tempo destaca a beleza e a alma daqueles que estão na linha de frente da luta pela preservação dos nossos recursos naturais.

RICARDO STUCKERT

Ricardo Stuckert (@ricardostuckert) tem mais de trinta anos de profissão. Começou a fotografar a Amazônia e teve seu primeiro contato com os povos originários do Brasil em 1997. Desde então, por meio de suas lentes, procura mostrar a diversidade e a pluralidade da cultura indígena, além de ressaltar a importância destes povos como guardiões da floresta. Carrega a tradição e a experiência da família Stuckert, atuando predominantemente nas áreas de fotojornalismo e fotografia artística documental.

FICHA TÉCNICA

Título: Povos originários: guerreiros do tempo

Autor e fotógrafo: Ricardo Stuckert

Tradução para o inglês: Hugo Moss

Editora: Tordesilhas Livros

Número de páginas: 280

Formato: 23,4 x 26,9 cm

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com