Cidades

Revitalizada, ciclovia sofre com o descarte irregular de lixo

IPATINGA – Uma indicação dos moradores da Regional IV no Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor), a revitalização da ciclovia da Avenida Macapá, no Veneza I, está praticamente concluída. Quem passa pela via de cerca de 1.000 metros de extensão pode conferir as melhorias promovidas pela Prefeitura de Ipatinga, com recursos próprios do município. Mas é preciso conscientização e participação da comunidade para contribuir com a conservação de mais um cartão postal da cidade.

Comerciantes e vendedores instalados na Avenida Macapá, motoristas, ciclistas e pedestres que cruzam a via diariamente são unânimes em elogiar as obras realizadas pela Prefeitura e reclamam da atitude de algumas pessoas, que insistem em jogar lixo na ciclovia, especialmente junto às árvores. Além de ser ilegal e sujeita a multa de 10 UFPI (R$ 919,40) e mais 5 UFPI (R$ 459,70) por dia, a prática é considerada uma agressão ao meio ambiente, por prejudicar o crescimento das árvores e danificar a paisagem urbana.

“COSTUME”
“A ciclovia ficou linda e valorizou muito a avenida, que tem um grande movimento de veículos e pessoas”, comenta o vendedor Agnaldo Andrade Bretas, 47 anos, que mora no Bom Jardim e trabalha na Macapá. Testemunha de vários acidentes com ciclistas e pedestres, em função da pista que estava danificada, ele destaca que muita gente ainda tem “o costume” de jogar lixo na ciclovia e pede “um lugar adequado” para depositar os resíduos. “Acho errado despejar lixo na ciclovia, mas é necessário ter uma alternativa para descartar os materiais”, reconhece.

RECUPERAÇÃO
Desgastada e sem manutenção durante anos, a ciclovia da Avenida Macapá apresentava uma série de riscos de acidentes aos usuários, sejam ciclistas ou pedestres. A Secretaria Municipal de Obras Públicas recuperou todas as placas de cimento com pigmentação vermelha da pista, incluindo as rampas de acesso à via, além de meios-fios, canteiros e os guarda-corpos da ponte sobre o Ribeirão Ipanema. Também foi feita a revitalização de jardins e gramados, com o plantio de 1,2 mil metros quadrados de grama esmeralda, a poda de árvores, supressão de algumas e o plantio de 19 mudas ornamentais para recompor o projeto paisagístico, totalizando 83 árvores de médio porte em toda extensão da ciclovia.

COLABORAÇÃO
A auxiliar de enfermagem Elza Madalena Pires, 60 anos, residente no Caravelas, passa todos os dias da semana na ciclovia da Macapá. Ela concorda que é preciso a colaboração da comunidade para manter o ambiente limpo, prevenindo contra doenças, como dengue, leishmaniose e outras. “Temos de cobrar os serviços do poder público e também fazer a nossa parte. Infelizmente, falta conscientização e boa educação para quem joga lixo nas ruas”, afirma.

Além da “buraqueira” e dos ressaltos que existiam na pista da ciclovia, o soldador José Costa Souza, 62 anos, sempre se incomodava com estado de conservação da via. “Agora melhorou muito, mas o lixo espalhado na ciclovia continua atrapalhando os ciclistas e pedestres. É preciso que as pessoas tenham consciência”, aponta o morador do Caravelas, que pedala sua bicicleta quase todo dia na ciclovia.

A dona de casa Sebastiana Alves, 62 anos, mora no Veneza e destaca que as obras da Prefeitura tornaram a ciclovia da Macapá mais segura. “Antes dessa reforma estava difícil até de andar na ciclovia, por causa de tantos ressaltos na pista e lixo descartado pelas pessoas. Agora espero que todos possam colaborar para manter a via limpa”, defende a dona de casa, sugerindo que o lixo seja colocado na área pública seguindo os dias e horários da coleta realizada pela empresa concessionária.

PRA LÁ E PRA CÁ
Para o jardineiro José Raimundo da Silva, 70 anos, a ciclovia da Avenida Macapá é uma das referências para moradores e turistas que visitam a cidade e está mais bonita depois das obras de revitalização executadas pela Prefeitura. Mas ele também reclama que continua tendo que andar “pra lá e pra cá” com sua bicicleta, para se desviar dos depósitos irregulares de lixo e entulhos na ciclovia. “A Prefeitura faz a parte dela, ao promover a recuperação da ciclovia e manter a coleta de lixo, mas ainda falta a conscientização dos moradores para conservar limpo mais esse belo cartão postal de Ipatinga”, conclui.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com