Cidades

Restaurante Popular é transformado em Centro de Enfrentamento da Covid

IPATINGA – A Prefeitura de Ipatinga informou que foram iniciadas há 30 dias as obras de reforma do antigo Restaurante Popular, no Novo Centro, para implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 (Ceac). A edificação – que por questões técnicas e operacionais já não pode ser utilizada para o propósito original  – está sendo adaptada à nova finalidade na área de saúde e deverá cumprir esta função até que a vacina contra o Coronavírus esteja ao alcance da população.

A Administração municipal lembra que o prédio do antigo Restaurante Popular ficou abandonado por vários anos, sendo inclusive ocupado por moradores de rua e usuários de drogas. O principal objetivo do Ceac é o atendimento dos casos de síndrome gripal leve, causada ou não pelo novo Coronavírus. A proposta é que o serviço componha o fluxo de cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS), atendendo os casos leves e encaminhando os casos graves para a rede de urgência e emergência ou rede hospitalar.

Além de reduzir a circulação de pessoas com sintomas leves em outros serviços de saúde, a implantação do Centro de Atendimento busca minimizar os impactos decorrentes da pandemia. “Todos os atendimentos de pessoas com sintomas gripais – que hoje são feitos nas UBS’s – serão direcionados ao Ceac, onde será feita triagem, notificação, solicitação de exames e acompanhamento”, explica Érica Dias, secretária de Saúde de Ipatinga.

DEPREDAÇÃO E REFORMA

Além de ser ocupado por pessoas em vulnerabilidade social, o imóvel do antigo Restaurante Popular, que possui aproximadamente 1.345², também foi alvo de depredações e furtos de materiais. No local já não existia mais cabeamento elétrico. Também a rede hidráulica foi destruída.

Conforme o governo municipal, para a implantação do Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid está sendo necessária uma reforma robusta do espaço. Também o telhado precisou de revisão geral, pois já não havia forro.

O Ceac, que será todo climatizado, irá contar com seis consultórios médicos, laboratório, farmácia, sala de observação, copa, banheiros, sala de telemedicina, vestiários e salas de reuniões. O Centro de Atendimento está sendo feito com recursos Covid-19 advindos do Ministério da Saúde.

“É importante frisar que o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid é para munícipes de Ipatinga. Ele não se estende para a microrregião em Saúde. A pactuação que nós temos estabelece que cada município com recurso da Covid crie seu Centro de Atendimento e que encaminhe para a UPA somente os casos graves”, esclarece Érica.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com