Internacionais

Relatório sobre Situação do Clima na AL e Caribe mostra avanço de eventos extremos

Mega-seca, derretimento glacial, chuvas extremas e desmatamento têm efeitos sérios, conforme a Organização Meteorológica Mundial

(OMM) — Eventos climáticos extremos e impactos das mudanças climáticas, como megaseca, chuvas extremas, ondas de calor terrestres e marítimas e derretimento glacial, estão afetando a região da América Latina e do Caribe, desde a Amazônia aos Andes e das águas dos oceanos Pacífico e Atlântico às áreas mais remotas da Patagônia nevada.

O relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) intitulado “Situação do Clima na América Latina e no Caribe 2021” destaca suas profundas repercussões nos ecossistemas, na segurança alimentar e hídrica, na saúde das pessoas e no combate à pobreza. A Organização Meteorológica Mundial é o porta-voz oficial das Nações Unidas sobre tempo, clima e água.

DESMATAMENTO

As taxas de desmatamento foram as mais altas desde 2009, não apenas prejudicando o meio ambiente, mas também minando os esforços de mitigação das mudanças climáticas. As geleiras andinas perderam mais de 30% de sua superfície em menos de 50 anos. E a “megaseca” que atinge a zona central do Chile é a mais persistente do último milênio.

“O relatório mostra que, infelizmente, desastres hidrometeorológicos – como secas, ondas de calor, ondas de frio, ciclones tropicais e inundações – causaram a perda de centenas de vidas, causaram sérios danos à produção agrícola e infraestrutura e causaram deslocamentos populacionais”, disse o secretário-geral da OMM, professor Petteri Taalas.

“Espera-se que o aumento do nível do mar e o aquecimento contínuo dos oceanos continuem a afetar os meios de subsistência, turismo, saúde, alimentação, energia e segurança hídrica nas áreas costeiras, particularmente nas pequenas ilhas e nos países da América Central. Para muitas cidades andinas, o derretimento das geleiras representa a perda de uma importante fonte de água doce que atualmente é utilizada para uso doméstico, irrigação e geração de energia hidrelétrica. Na América do Sul, a contínua degradação da floresta amazônica continua sendo uma grande preocupação tanto para a região quanto para o clima global, dado o papel que esse tipo de floresta desempenha no ciclo do carbono”, explicou o professor Taalas.

“Ressaca” no Rio de Janeiro provocada por evento climático extremo

AÇÃO COORDENADA

O relatório foi apresentado em 22 de julho de 2022 no âmbito de uma conferência técnica regional para países sul-americanos organizada pela OMM em Cartagena (Colômbia). Este é o segundo ano que a Organização produz este relatório regional anual, que é acompanhado de gráficos interativos e fornece aos tomadores de decisão mais informações locais para basear suas iniciativas.

“O agravamento das mudanças climáticas e os efeitos combinados da pandemia de COVID-19 não afetaram apenas a biodiversidade da região, mas também paralisaram décadas de progresso contra a pobreza, a insegurança alimentar e a redução das desigualdades na região”, disse o Dr. Mario Cimoli, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).

“Enfrentar esses desafios interconectados e impactos associados exigirá uma ação coordenada. Independentemente de como se materialize, deve ser baseado na ciência. O Estado do Clima na América Latina e no Caribe é o segundo relatório desse tipo e é uma fonte crítica de informação científica para a política climática e os processos de tomada de decisão. A CEPAL continuará desempenhando um papel ativo nessa divulgação de informações meteorológicas e climáticas para promover o estabelecimento de mais parcerias, a prestação de melhores serviços climáticos e a formulação de políticas climáticas mais fortes na América Latina e no Caribe como um todo”, afirmou. .

PRINCIPAIS CONCLUSÕES

. Temperatura: A tendência de aquecimento na América Latina e no Caribe continuou em 2021. A taxa média de aumento das temperaturas foi de aproximadamente 0,2°C por década entre 1991 e 2021, em comparação com os 0,1°C por década registrados entre 1961 e 1990.

. As geleiras dos Andes tropicais perderam pelo menos 30% de sua área desde a década de 1980 e mostram uma tendência negativa em seu balanço de massa de -0,97 m de equivalente de água por ano durante o período de monitoramento (1990-2020). Algumas geleiras no Peru perderam mais de 50% de sua superfície. O recuo das geleiras e a correspondente perda de massa de gelo agravaram o risco de escassez de água para a população e os ecossistemas andinos.

. O nível do mar na região continuou a subir a um ritmo mais rápido do que globalmente, particularmente ao longo da costa atlântica da América do Sul ao sul do equador (3,52 ± 0,0 mm por ano, de 1993 a 2021) e no Atlântico Norte subtropical e no Golfo do México (3,48 ± 0,1 mm por ano, de 1993 a 1991). A elevação do nível do mar ameaça uma porcentagem muito significativa da população concentrada em áreas costeiras, pois polui aquíferos de água doce, corrói as costas, inunda áreas baixas e aumenta o risco de tempestades .

. A “megaseca” que está castigando a zona central do Chile continuou em 2021, em seu décimo terceiro ano, o que a torna a mais longa que afeta a região no último milênio, agravando uma tendência de aumento da seca e colocando o Chile à frente da crise hídrica da região. Além disso, uma seca de vários anos na bacia do Paraná-Plata, a pior desde 1944, afetou o centro-sul do Brasil e partes do Paraguai e o Estado Plurinacional da Bolívia.

. Na bacia do Paraná-Plata, os danos causados ​​pela seca à agricultura reduziram as colheitas, principalmente de soja e milho, afetando os mercados agrícolas globais. Na América do Sul como um todo, as condições secas levaram a uma queda de 2,6% na safra de cereais 2020/2021 em relação à temporada anterior.

. A temporada de tempestades no Atlântico em 2021 foi a terceira mais ativa desde que se começou a medir sua constância, tendo registrado 21 tormentas com nomes, incluindo 7 furacões e foi a sexta temporada consecutiva de furacões acima do normal. Algumas dessas tempestades afetaram diretamente a região.

. Em 2021, eventos de chuvas extremas – que acumularam valores sem precedentes em muitos lugares – causaram enchentes e deslizamentos de terra. Houve perdas significativas, incluindo centenas de mortes, dezenas de milhares de casas destruídas ou danificadas e centenas de milhares de deslocados. Inundações e deslizamentos de terra nos estados brasileiros da Bahia e Minas Gerais causaram perdas estimadas em US$ 3,1 bilhões.

. O desmatamento na floresta amazônica brasileira dobrou em relação à média de 2009-2018 e atingiu seu nível mais alto desde 2009. Em 2021, 22% a mais de área florestal foi perdida do que em 2020.

Um total de 7,7 milhões de pessoas na Guatemala, El Salvador e Nicarágua experimentaram altos níveis de insegurança alimentar em 2021, contribuídos por fatores como o impacto contínuo dos furacões Eta e Iota no final de 2020 e as consequências econômicas da pandemia de COVID-19.

. Os Andes, o nordeste do Brasil e os países do norte da América Central são algumas das regiões mais sensíveis à migração e deslocamento por causas climáticas, fenômenos que aumentaram nos últimos oito anos. As migrações e deslocamentos populacionais têm múltiplas causas. As mudanças climáticas e os eventos extremos associados são fatores amplificadores que agravam problemas sociais, econômicos e ambientais.

. A América do Sul é uma das regiões com maior necessidade documentada de fortalecer os sistemas de alerta precoce. Os sistemas de alerta precoce de múltiplos perigos são ferramentas essenciais para uma adaptação eficaz em áreas expostas a eventos climáticos, hídricos e climáticos extremos.

PREOCUPAÇÕES E LACUNAS DE CONHECIMENTO

O Sexto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostra como os padrões de precipitação estão mudando, as temperaturas estão subindo e algumas áreas estão passando por mudanças na frequência e gravidade de eventos climáticos extremos, como chuvas fortes.

Os dois grandes oceanos que ladeiam o continente (o Pacífico e o Atlântico) estão se aquecendo e acidificando por causa do dióxido de carbono, ao mesmo tempo em que o nível do mar também está subindo.

Infelizmente, espera-se um agravamento dos impactos na região, à medida que a atmosfera e o oceano continuam a mudar rapidamente. O fornecimento de alimentos e água será alterado. As vilas e cidades, bem como a infraestrutura necessária para apoiá-las, estarão expostas a riscos crescentes.

A saúde e o bem-estar das pessoas serão afetados negativamente, assim como os ecossistemas naturais. As condições de seca provavelmente se intensificarão na Amazônia, nordeste do Brasil, América Central, Caribe e partes do México, enquanto os efeitos dos furacões podem aumentar na América Central e no Caribe. As mudanças climáticas ameaçam sistemas vitais da região, como as geleiras dos Andes, os recifes de corais da América Central ou a floresta amazônica, cuja situação está próxima de ser crítica e corre o risco de apresentar danos irreversíveis.

Além dos impactos da pandemia de COVID-19, 175 desastres ocorreram na região da América Latina e Caribe durante o período 2020-2022, segundo dados do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNDRR). Destes, 88% foram devidos a causas meteorológicas, climatológicas ou hidrológicas. Esses perigos foram responsáveis ​​por 40% das mortes registradas em desastres e 71% das perdas econômicas.

Serviços climáticos, sistemas de alerta precoce de ponta a ponta e investimentos sustentáveis ​​são necessários para reduzir os efeitos adversos dos desastres relacionados ao clima, apoiar as decisões de gestão de recursos e melhorar os resultados, mas ainda não foram implantados adequadamente na América Latina e região do Caribe.

É de vital importância fortalecer a cadeia de valor dos serviços climáticos em todos os seus elos, incluindo sistemas de observação, dados e sua gestão, melhoria das previsões, fortalecimento dos serviços meteorológicos, cenários climáticos, projeções e sistemas de informação climática.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com