Cidades

Região tem mais de mil casos suspeitos de dengue

Vinte agentes de controle de endemias foram para as ruas de Timóteo nesta terça-feira (8) numa grande ofensiva para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e reduzir os casos de dengue na cidade, onde a doença já é considerada endêmica. Os agentes integram uma força-tarefa enviada pelo governo do Estado para reforçar o combate ao mosquito transmissor da dengue. Os agentes de endemia se reuniram às 7h30 no Departamento de Vigilância em Saúde, no bairro Timirim, e conheceram a situação do município, que em pouco mais de duas semanas já ultrapassa os 750 casos notificados. A força-tarefa fica no município até dia 17 de janeiro.

 

CONSAÚDE APLICA R$1,2 MILHÃO PARA TRATAR PACIENTES DE DENGUE
FABRICIANO
– Em função do elevado número de notificações de casos de dengue nas principais cidades do Vale do Aço, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) determinou na tarde de ontem (8) a contratação emergencial de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para reforçar o atendimento a pacientes.

E o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde) recebeu do governo estadual a incumbência de recrutar e contratar esses profissionais, que vão trabalhar nas salas de hidratação, locais destinados a acolher os casos suspeitos da doença. A estimativa é que sejam aplicados R$ 1,2 milhão no projeto de combate à dengue.

Eloiza Dalla Vecchia, secretária executiva do Consaúde, informou que serão contratados 63 profissionais para prestar assistência por 24 horas nos três pontos de entrada de pacientes, em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.
“Recebemos com muita tranquilidade essa tarefa de ajudar os municípios, pois a missão do consórcio é trabalhar em parceria com as Prefeituras. Já temos uma estreita relação com a Secretaria de Estado de Saúde, o que nos garante credibilidade e lisura na aplicação de recursos públicos”, esclareceu.

Também presente ao encontro, realizado ontem por meio de videoconferência na sede da Superintendência Regional de Saúde em Coronel Fabriciano, o prefeito de Jaguaraçu, Márcio Lima de Paula, representou o colegiado de prefeitos do Consaúde.

Ele reforçou a disponibilidade do consórcio em ser parceiro dos municípios e do estado na tomada de medidas para enfretamento da epidemia de dengue que assola o Vale do Aço e outras patologias.
“Sabemos da confiança que nos foi depositada e não mediremos esforços para que as equipes de trabalho estejam contratadas no menor espaço de tempo. A união de forças é muito importante nesse momento delicado em que a população vive. Os prefeitos estão preocupados em oferecer atendimento humanizado aos seus munícipes. Isso vai ser possível graças à parceria do Consaúde com as contratações a serem viabilizadas”, justificou.

FLUXO
Ainda durante a videoconferência entre gestores da saúde da SES em Belo Horizonte e equipes dos municípios de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga, ficou acordado que os municípios vão definir nos próximos dias o local de instalação das salas de hidratação. A medida é para evitar que os hospitais fiquem sobrecarregados com pacientes ainda não diagnosticados.

Anchieta Poggiali, diretor da Superintendência de Saúde, garantiu ainda que o governo estadual vai custear a realização dos exames de hemogramas, necessários para a confirmação da doença.
“Esse procedimento também vai ser custeado via Consaúde, que é uma entidade de total confiança do governo estadual. Estamos debatendo as medidas para evitar que a situação na região se agrave, e para isso é importante a participação de todos. O Estado fez a sua parte, alocando recursos e chamando os municípios para o debate”, ponderou.

Ainda não foi possível estimar quanto vai ser gasto com o custeio dos exames de sangue. As secretarias municipais de saúde ficaram de repassar ao Consaúde uma demanda estimada para que o serviço seja orçado e posteriormente contratado.

Participaram também da videoconferência o vice-prefeito de Timóteo Renato Martins, os representantes dos Hospitais Márcio Cunha Mauro Oscar, Ana Rosa, José Carlos de Carvalho Gallinari, o secretário municipal de saúde de Coronel Fabriciano Rubens Ramos, e ainda os responsáveis pelos hospitais Vital Brazil, São Camilo, Hospital Municipal de Ipatinga, outras gestores municipais e técnicos de epidemiologia.


Em reunião na GRS, o governo estadual garantiu o custeio da mão-de-obra e exames de hemograma
para diagnóstico de dengue, via Consaúde
              (Foto: Nadieli Sathler)

 

Periquito decreta estado de calamidade na saúde
Ipatinga
– Sem médicos para atender aos casos de pacientes com suspeita de dengue, a Prefeitura de Periquito decretou na tarde de ontem (8) estado de calamidade pública na saúde. Agora os usuários com sintomas de dengue serão atendidos em Ipatinga.

Dados da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano apontaram que nas primeiras semanas do ano foram notificados no Vale do Aço 1.062 casos sob suspeita.
De acordo com Anchieta Poggiali, diretor da GRS, a região está em estado de alerta principalmente em relação aos municípios de Timóteo e Periquito, Ipatinga. O volume é considerado alto por não ter se aproximado o período de chuvas.

“Estamos com a força tarefa em Timóteo. Essa videoconferência foi para discutirmos o fluxo, combinando o atendimento a pacientes das cidades que estão com o maior número de casos no momento”, explicou.
“Nossa região é endêmica, o que faz com que todos, estado, município e cidadão tenham essa preocupação em fazer sua parte. Não tem como o governo estadual ajudar ou apoiar o município se ele não fizer sua parte. Por sua vez, as prefeituras precisam da ajuda dos municípios para evitar o aumento do número de casos aqui na nossa região”, disse.

Leitos
Outro ponto abordado no encontro foi a questão hospitalar, já que na região há um número de leitos reduzido com o problema no Hospital Municipal de Ipatinga e ainda com o fechamento de outras unidades em Coronel Fabriciano.

“As nossas ações são de médio prazo em relação ao aumento de leitos hospitalares. Até o final do ano devemos ter essa situação contornada, com Coronel Fabriciano e Timóteo com mais leitos. Mas, nesse momento, temos esse déficit se agravando ainda com a questão da própria dengue, porque muitas pessoas vão precisar de hospitalização”, declarou.

Poggiali acrescentou que os pacientes devem procurar as unidades de saúde do município, pois 90% dos casos podem ser resolvidos sem internação. Ele pediu que os pacientes evitem procurar diretamente os hospitais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com