Vida & Saúde

Região promove Dia D de vacinação infantil contra covid no sábado

Belo Oriente realiza Dia D de vacinação contra a COVID-19 no próximo sábado

(DA REDAÇÃO) – As cidades do Vale do Aço vão promover no próximo sábado (19) o Dia D da vacinação infantil contra a covid-19. A campanha vai acontecer em Ipatinga, Timóteo, Belo Oriente e Santana do Paraíso.

Em Ipatinga, a Secretaria de Saúde anunciou para o próximo sábado (19) o Dia D de vacinação infantil contra a Covid-19. O objetivo é imunizar contra o coronavírus todas as crianças de 5 a 11 anos que ainda não foram assistidas com a primeira dose da vacina. Todas as crianças nesta faixa etária podem comparecer à sua Unidade Básica de Saúde de referência, de 8h às 15h.

Todas as UBS’s estarão vacinando o público-alvo, exceto a do Vila Formosa. As crianças da localidade deverão se encaminhar à UBS do bairro Cidade Nobre. Na cidade, a população estimada da faixa etária de 5 a 11 anos é de 20.623 crianças. De acordo com os registros da Secretaria de Saúde, o município já vacinou 28% desse público. 

BELO ORIENTE

Em Bedlo Oriente, o público-alvo será crianças a partir de 05 anos de idade e  adultos que precisam completar o esquema vacinal.

O Dia D será realizado em todas as salas de vacinação do município, sendo que no Distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), a vacinação ocorrerá apenas na sala da unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF-2), no Bairro Nova Esperança.



Para realizar a vacinação, é obrigatório o uso de máscara e a pessoa deve estar com o cartão de vacina e o cartão do SUS em mãos. O secretário de Saúde, Ranieri Prado, convoca a população a se vacinar.

“É importante que as pessoas se vacinem, a vacina é segura, garante a nossa proteção e das pessoas ao redor. Esperamos que todos busquem a imunização. Vacinas salvam vidas”, destaca o secretário de Saúde.

TIMÓTEO

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida realiza o “Dia D” de vacinação contra a Covid-19 para adultos e crianças com idade superior a 5 anos, Nas unidades de saúde do Ana Rita, Macuco, Cachoeira do Vale, Timotinho e o Centro de Saúde João Otávio, no Bairro Olaria. As unidades vão funcionar de 8h às 12h para aplicar a primeira dose para maiores de 5 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal. Conforme orientação do Ministério da Saúde, crianças de 5 anos e imunossuprimidas de 6 a 17 anos deverão tomar exclusivamente a vacina Pfizer.

Também será aplicada segunda dose para quem tomou  apenas a primeira e está no período de completar o esquema vacinal de acordo com os seguintes intervalos: para quem tomou a CoronaVac são 28 dias após a primeira dose; AstraZeneca, 60 dias após a primeira dose; Pfizer Adulto, 21 dias após a primeira dose; e Pfizer Infantil, 8 semanas após a primeira dose.

A terceira dose será ministrada em pessoas com idade igual ou superior a 18 anos que tomaram a segunda dose da CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer há mais de 4 meses ou dose única de Jansen há mais de dois meses.

CRITÉRIOS

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo é necessário observar os critérios para a vacinação como não ter tido Covid-19 nos últimos 30 dias; crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsável legal; crianças que tomaram outra vacina devem aguardar pelo menos 15 dias para serem imunizadas contra o coronavírus. Também é importante levar os documentos de identidade e o cartão vacinal.

SANTANA DO PARAÍSO

A Prefeitura de Santana do Paraíso, por meio da Secretária Municipal de Saúde, realiza neste sábado (19) o Dia D de Vacinação Infantil contra covid-19. O público alvo são crianças de 5 a 11 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina.

Todas as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município, com exceção dos bairros Ipaba e São José, estarão atendendo essa faixa etária entre 8h e 16h. A população do São José será atendida na ESF Centro, já as crianças do Ipaba receberão a vacina por meio de outra estratégia que ainda será divulgada.

As vacinas oferecidas nas unidades são a Pfizer Pediátrica, indicada para crianças com 5 anos de idade e imunossuprimidas, e a Coronavac que pode ser aplicada para as que tem mais de 6 anos. O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer é de 8 semanas, já a da CoronaVac é de 4 semanas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com