Esportes

Rafael Silva leva bronze no judô

Rafael Silva derrotou o sul-coreano Sung-Min Kim no golden score, período extra dos confrontos que no tempo normal terminam empatados

 

BRASÍLIA – O judô brasileiro conquistou ontem (3) mais uma medalha nos Jogos Olímpicos de Londres e confirmou a melhor campanha da modalidade em Olimpíadas. Das cinco medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos, quatro foram obtidas no tatame. A terceira medalha de bronze pertence ao peso pesado (acima de 100 quilos) Rafael Silva.
Ele derrotou o sul-coreano Sung-Min Kim no golden score, período extra dos confrontos que no tempo normal terminam empatados. Em dois momentos, o atleta sul-coreano foi punido por falta de combatividade, o que resultou em pontuação (yuko) para o brasileiro. Silva tinha recebido uma advertência desse tipo.
Além de Rafael Silva, ganharam medalhas no judô Sarah Menezes, ouro na categoria até 48 kg; Felipe Kitadai, bronze, na categoria até 60 kg; e Mayra Aguiar, bronze na categoria até 78 kg.

6º LUGAR
Considerado o carro-chefe de medalhas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o judô encerrou sua participação na Olimpíada de Londres com a sensação de dever cumprido. A modalidade atingiu a meta estabelecida antes da competição de conquistar quatro medalhas.
“Eu sabia da cobrança que ia ter caso a gente não alcançasse essa meta. Foi um desafio muito grande, mas conseguimos atingir o objetivo. Estava confiante que chegaríamos nesse resultado”, disse o coordenador técnico da CBJ (Confederação Brasileira de Judô), Ney Wilson.a
A entidade tinha essa expectativa em virtude do desempenho dos judocas no ranking mundial: Leandro Guilheiro chegou como líder na categoria até 81 kg assim como Mayra Aguiar na categoria até 78 kg.
Guilheiro ficou fora do pódio, enquanto Mayra ganhou o bronze. Se Guilheiro vai voltar para casa sem medalha, Felipe Kitadai, que não estava cotado para subir ao pódio, ganhou o bronze.
“O Kitadai não estava entre os cotados, mas mostrou muita superação e conquistou o bronze”, comentou Ney Wilson.
Além de atingir a meta estabelecida, o judô quebrou o seu recorde de medalhas em uma mesma Olimpíada. O melhor desempenho da modalidade em número de pódios foi em Pequim-2008, quando Leandro Guilheiro, Ketleyn Quadros e Tiago Camilo conquistaram o bronze, e em Los Angeles-1984, quando Douglas Vieira conquistou a prata e Walter Carmona e Luís Onmura faturaram o bronze.
Em Londres, o Brasil terminou na sexta colocação no quadro de medalhas do judô. Em primeiro lugar ficou a Rússia, com três ouros, uma prata e um bronze, seguido por França (dois ouros e cinco bronzes), Coreia do Sul (dois ouros e um bronze) e Japão (um ouro, três pratas e três bronzes).

COLOCAÇÃO
Com seis medalhas – uma de ouro, uma de prata e quatro de bronze -, o Brasil ocupa a 21ª colocação nos Jogos Olímpicos.

 

Cielo fica decepcionado com terceira colocação
Favorito ao ouro por ser o “dono” da prova mais rápida da natação nos últimos quatro anos (ganhando Olimpíada, Mundiais e Pan-Americano), o brasileiro Cesar Cielo, 25, decepcionou e conquistou somente a medalha de bronze dos 50 m livre dos Jogos de Londres. Ele fez 21s59, pior até do que o seu tempo na semifinal (21s54). O também brasileiro Bruno Fratus, 23, terminou em quarto, com 21s61.
Nesta sexta-feira, o francês Florent Manadou venceu com 21s34. A prata ficou com norte-americano Cullen Jones (21s54). Os recordes mundial (20s91, em 2009) e olímpico (21s30, em 2008) pertencem a Cielo.

CONFIRA OUTROS RESULTADOS DESTA SEXTA-FEIRA
# Os iatistas Robert Scheidt e Bruno Prada garantiram, na manhã desta sexta-feira, o pódio nos Jogos de Londres, na classe star. Eles terminaram a décima regata do programa olímpico em terceiro lugar e não podem ser superados na medal race pelos noruegueses Eivind Melleby e Peter Petersen, que ficaram na quarta colocação na pontuação geral.
Líderes da classe star, os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson venceram a última prova do dia. Já os brasileiros terminaram em terceiro. Para conseguir a medalha de ouro, a terceira da sua carreira, Scheidt precisa tirar uma diferença de oito pontos.

# A seleção brasileira feminina de futebol foi derrotada, nesta sexta-feira, por 2 a 0 pelo Japão, atual campeão mundial, e está fora dos Jogos Olímpicos. Com a queda nas quartas de final, a equipe fez sua pior campanha na história das Olimpíadas. Desde Atlanta-1996, quando as mulheres passaram a disputar o torneio de futebol, o Brasil chegou pelo menos nas semifinais. Nas duas últimas edições, o time conquistou a prata.

# A dupla Ricardo e Pedro Cunha derrotou os espanhóis Herrera e Gavira, pelas oitavas de final do torneio olímpico de vôlei de praia, e estão a três jogos da medalha de ouro da modalidade nas areias artificiais de Londres.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com