Esportes

Quadra poliesportiva do Vila Militar recebe nome de Ney da Matta

Homenagem ao técnico ipatinguense se baseia na sua grande sua contribuição para a área esportiva do município

IPATINGA – A Câmara aprovou, por unanimidade, projeto de lei que nomeia a quadra poliesportiva pública localizada no Bairro Vila Militar com o nome Ney da Matta. A quadra é localizada entre as ruas Tucumã e Porto. O projeto é de autoria do vereador Avelino Cruz e trata a homenagem como justa, já que foi grande a contribuição esportiva do treinador ao município de Ipatinga.

Roneivaldo da Matta Soares, mais conhecido como Ney da Matta foi um desportista muito querido de Ipatinga e toda a região. Seu nome figura não apenas em Minas Gerais, mas em todo o país, devido a seus trabalhos de sucesso realizados como treinador de futebol.

CARREIRA

Ney dirigiu times como o Pelotas, Grêmio, Unaí, Linense, Guará, e, seu último trabalho foi no Crac de Catalão, no Goiás. Para Avelino, além de todo o seu reconhecido trabalho, ele ainda mantinha uma escolinha de futebol no Estádio Ferreirão, em Ipatinga e treinou centenas de garotos. Era dedicado, amigo e contribuiu muito com o município”, disse Avelino Cruz.

Nascido em Ipatinga em 17 de abril de 1967, Ney iniciou sua carreira de treinador nas categorias de base, ficando até 1988. Seu nome ficou gravado nos corações de todos os ipatinguenses porque Ney levou o time de Ipatinga,  a série B do Brasileirão. Essa homenagem foi considerada justa e muito elogiada na Casa Legislativa.

Ele também foi secretário de cultura, esporte e lazer do município. Sua família recebeu com alegria a notícia do projeto. Para Célia Muniz, a lei traz reconhecimento do trabalho dele e “eterniza seu nome em Ipatinga. Ficamos felizes e agradecidos com essa homenagem”, disse.

NOBREZA

Ney era cunhado do ex-vereador Roberto Carlos Muniz que faz questão de lembrar que sua ligação com o esporte era pelo amor.  “Ney tinha um sentimento nobre e de amor a seu trabalho, que era o esporte. Ney era um grande homem e deixa o legado de um bom pai, esposo e amigo”, frisou Roberto.

Já o jornalista esportivo Fernando Silva destaca que Ney foi um dos técnicos mais importantes do futebol mineiro.” No Ipatinga, o time teve acesso a série B, em 2011, do campeonato brasileiro.  Ele reconstruiu em um tempo tão pequeno, um time que estava com muitos problemas. Ele era muito capaz e deixa um legado de ter sido o técnico do maior número de jogos em que o Tigrão de Aço disputou partidas; foram 96 vezes. Enfim, uma figura que jamais poderá ser esquecida do esporte do Vale do Aço”, disse.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com