Cidades

Público prestigia abertura do Festival Gastronômico

A prefeita Cecília Ferramenta durante curso de degustação de vinhos

IPATINGA
– A Feira de Artes e Artesanato (Feirarte) ficou lotada no domingo (23), durante a abertura do Festival Gastronômico Ipatinga Gourmet. No evento, que aconteceu no estacionamento da Prefeitura, os chefs de cozinha participantes do Festival, em parceria com os expositores da Feirarte, prepararam um menu especial com degustação e tira-gosto para os participantes. Os pratos tiveram como ingrediente principal o palmito pupunha. A banda Pedra do Sol animou o público com clássicos do rock nacional e internacional.

FOMENTO

A prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta participou da solenidade de abertura do Festival e destacou o incentivo dado pela Administração Municipal para produção do Palmito como uma alternativa de diversificação da economia na zona rural do município. “O Festival é mais uma ação de fomento do turismo na cidade. Estamos vivendo um momento de crise, que assola não só Ipatinga, como também outros municípios. Mas, com parcerias, participação e criatividade estamos buscando oportunidades para superar o momento de recessão”, disse a prefeita Cecília Ferramenta.

DEGUSTAÇÃO
Durante evento aconteceram ainda sorteios de brindes e curso gratuito de degustação de vinhos, oferecido pela Grampian. “As receitas preparadas pelo Palmito Pupunha superaram as expectativas. Está tudo muito gostoso”, comentou a dona de casa Mariléia Almeida Souza, de 65 anos, que participou da abertura do Ipatinga Gourmet ao lado do marido, o aposentado Álvaro Vilela, de 68 anos.

GASTRONOMIA

Após a abertura na Feirarte, o Festival Gastronômico continua durante a semana. Até a próxima quinta-feira (27), as oficinas de gastronomia irão movimentar a Cozinha Laboratório do Supermercado Consul, no Shopping do Vale do Aço. Todos os pratos a serem produzidos também terão o pupunha como ingrediente principal. As oficinas vão acontecer sempre a partir das 19h.

O encerramento do Festival será nos dias 29 e 30 de agosto, no Sítio Luar da Montanha, na região do Tribuna, quando os participantes terão oportunidades de conhecer as belezas da área rural de Ipatinga. Nos dois dias o Festival tem entrada aberta ao público e começa a partir das 10h.

Os pratos especiais preparados na Feirarte:

– Bolinho de peixe com pupunha
– Chouriço acompanhado de pupunha, cebola roxa e farofa picante
– Bruscheta de pupunha
– Purê de batata com pupunha e camarão
– Frango cozido na cerveja de pupunha com azeitona preta
– Farofa de pupunha

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com