Cidades

PT expulsa ex-prefeito Kim

Decisão de expulsão foi encaminhada ao Diretório Estadual do PT; Kim pode recorrer


PARAÍSO
– O Partido dos Trabalhadores (PT) de Santana do Paraíso encaminhou ao Diretório Estadual da legenda na última quinta-feira (21) um pedido de desligamento imediato do ex-prefeito da cidade, Joaquim Correia de Melo, o Kim. Foi enviado também um dossiê do processo que culminou na expulsão de Kim do PT. Além do ex-prefeito, também foram expulsos do quadro de filiados Luzia Teixeira de Melo, esposa de Kim, Ronaldo Moreira, Valéria Pereira Nazaré, Jeremias José dos Santos e o ex-vereador Élvio Cruz.

A decisão pela expulsão se deu no início deste mês, durante reunião do diretório municipal do PT. O processo contra Kim foi iniciado no dia 31 de dezembro, último dia de mandato do ex-prefeito, e o acusava de infidelidade partidária por ter apoiado a candidatura de Neli Gomes (PRB) à Prefeitura de Santana, desobedecendo à recomendação do PT, que teve candidato próprio. Afonso Duarte, o Zizinho, venceu as eleições.

De acordo com Jeová Pereira de Jesus, presidente do partido na cidade, foi dado a Kim amplo direito de defesa. No entanto, o ex-prefeito não apresentou nenhum indício de que não havia descumprindo as normas internas, bem como os outros relatados. Após aguardar os prazos estabelecidos pelo estatuto do partido e analisar a representação feita contra os até então acusados de traição, a executiva do PT gerou um relatório para a deliberação do diretório. Neste documento, estavam contidas as provas e argumentações contra Kim e ainda a solicitação de expulsão dos acusados.

DÍVIDA

Ainda segundo a representação contra Kim, existe uma dívida do ex-prefeito com o Partido de cerca de R$ 20 mil, referentes à contribuição partidária. O pagamento mensal está previsto no estatuto do partido, segundo o qual todo membro do PT que ocupa cargo eletivo ou de confiança deve realizar a contribuição. Ronaldo Moreira, Valéria Pereira e Jeremias José, que ocupavam cargos comissionados no Governo, também estão em débito com o partido. Os valores serão cobrados de forma judicial pela legenda.

“Com esta decisão disciplinar e histórica do PT de Santana do Paraíso, o Diretório Municipal demonstra seu amadurecimento político, resguardando os valores éticos e morais deste partido e assim efetiva de fato a estrutura de uma instituição fundamentada em um estatuto coerente e democrático. Esta foi a receita que garantiu ao PT a vitória espetacular que alcançou nas eleições de 2012. Santana do Paraíso conhecerá, de fato, o verdadeiro modo petista de governar”, acrescentou Jeová Pereira de Jesus.

Tanto Kim quanto os outros excluídos do PT ainda podem recorrer da decisão do diretório municipal apelando para instâncias superiores, como a diretoria estadual. Entretanto, dentro do partido a reversão da penalidade não é vista como provável, devido à falta de defesa de Kim às acusações.
O ex-prefeito Joaquim Correia de Melo não foi encontrado pela reportagem para comentar sua expulsão, bem como nenhum de seus antigos assessores, que permaneceram durante toda a tarde de ontem com os telefones desligados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com