Cidades

Proposta de Lene Teixeira pretende transformar todos os assentos dos ônibus em preferenciais

Projeto de autoria da vereadora Lene Teixeira (PT) foi recebido por Comissões Permanentes da Câmara nesta quarta-feira (15), que têm até o dia 21 para emitir parecer

IPATINGA – Proposta em tramitação na Câmara pretende acabar com a limitação de assentos preferenciais no transporte público municipal. O Projeto de Lei nº 155/19, de autoria da vereadora Lene Teixeira (PT), foi apresentado no final de dezembro passado e recebido nesta quarta-feira (15) pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação e de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente.

De acordo com o texto protocolado, todos os assentos dos veículos do transporte coletivo passariam a ser preferenciais. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, obesos, mulheres grávidas ou com crianças de colo, lactantes e pessoas com deficiência física seriam contemplados. Atualmente, uma pequena parcela dos assentos é destinada a esses grupos preferenciais.

“Isso quer dizer que essas pessoas terão direito a prioridade sempre que o ônibus estiver cheio. A grande maioria cede seu assento a quem precisa, mas ainda vemos falta de respeito. Por isso, apresentei esse projeto de lei”, afirma a vereadora Lene.

Segundo o documento, as empresas de transporte público não precisariam alterar a configuração atual dos assentos prioritários, mas seriam obrigadas a fixar avisos contendo instruções sobre a nova medida.

Se aprovado, o documento prevê advertência e até multa para quem descumprir a lei. Mas, antes, a proposta terá que ser aprovada pelas comissões, cujo prazo para parecer se encerra no próximo dia 21, e ainda ser apreciada pelo Plenário em dois turnos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com