Cidades

Pronatec qualifica mais 120 profissionais para o mercado

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), formou um nova turma de 120 alunos em seis cursos de qualificação profissional, na quarta-feira (18). Com carga horária de cerca de 160 horas, incluindo aulas práticas e teóricas, os recém-formados estão aptos para atuar como costureiro, eletricista instalador (baixa tensão), ajustador mecânico, torneiro mecânico, soldador (eletrodo revestido) e pedreiro (revestimento em argamassa), em Ipatinga e região.

A entrega dos diplomas aconteceu no auditório do Senai/Fiemg (antigo CDP da Usiminas), no bairro Ferroviários. O grupo integra um universo de quase 900 pessoas qualificadas gratuitamente pelo programa federal e a Prefeitura de Ipatinga, em 2013. Ao longo do ano, o município ofertou 1,5 mil vagas em 40 cursos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). A certificação é do Sistema “S” – Senac, Senai e Sest/Senat.

1º EMPREGO

Na avaliação do secretário adjunto da Assistência Social de Ipatinga, César Custódio da Silva, a iniciativa é importante para oportunizar o acesso à qualificação profissional, tanto aos jovens, que buscam o primeiro emprego, como aos trabalhadores, que querem retornar ou ampliar suas chances no mercado de trabalho. “Investir em formação profissional é garantir a inclusão do cidadão e fomentar o desenvolvimento da nossa cidade”, pontua.

Recém-formada no curso de torneiro mecânico, a vendedora Kenia Lopes Henrique, 31 anos, aprovou a iniciativa e já faz planos para atuar na área industrial. “Agora, a oportunidade de qualificação existe. Os cursos são excelentes e temos todo o suporte, basta ter força de vontade e aproveitar. Pretendo participar de novos cursos e partir para uma nova profissão”, avalia Kenia.

Durante o curso, os alunos também recebem transporte, material didático, camisa e lanche, numa parceria que envolve também o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Além dos professores do Sistema “S” e técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou da solenidade o supervisor técnico do Senai, Vicente Cláudio Nunes de Souza.

INSCRIÇÕES EM 2014
Em janeiro próximo, a Prefeitura de Ipatinga abre inscrições para novos cursos de formação profissional gratuitos. Durante todo o ano, a previsão é ofertar pelo menos 1,5 mil vagas em 30 opções de cursos de curta duração. As pré-inscrições serão realizadas em uma das cinco unidades do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com