Cidades

Projeto Xerimbabo mostra os elementos da natureza

Grupo de escolas visitantes durante a edição de 2011 do Projeto Xerimbabo Usiminas

 

IPATINGA – O tema do Projeto Xerimbabo Usiminas deste ano já foi definido: “Os quatro elementos da natureza – Usiminas: 50 anos sustentáveis”. As atividades vão abordar a relação entre os quatro elementos e a energia no planeta. Uma apresentação sobre a água, o ar, a terra e o fogo e a sua importância para a vida no planeta por meio de um ensaio sobre as energias renováveis. A inspiração para a temática veio da Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2012 como o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”.
“O Xerimbabo apresentará uma proposta de discussão sustentável em torno dos quatro elementos da natureza que a tradição grega nos ensina.Tais elementos são a essência das forças existentes na natureza que interagem entre si, conduzindo por meio de suas variadas combinações todos os fenômenos da vida. Podemos dizer, simbolicamente, que os quatro elementos são energias de vida”, ressalta o idealizador do projeto, Lélio Costa e Silva.

METODOLOGIA
O Projeto Xerimbabo Usiminas possui uma metodologia abrangente e sequencial. Todo o trabalho inicia-se com o envio de uma correspondência às instituições de mais de 110 cidades brasileiras. As ações culminam com a exposição de educação ambiental, que neste ano acontecerá no Vale do Aço de 5 de junho a 5 de julho, no Centro de Biodiversidade Usiminas (Cebus). A exposição ambiental, realizada há 28 anos, já recebeu quase 2,4 milhões de visitantes de diversas partes do país.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Projeto Xerimbabo será realizado também na cidade de Itatiaiuçu, região na qual a Usiminas desenvolve atividades de mineração. Lá, a exposição acontecerá em agosto, com a mesma temática de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com