Cultura

Projeto estimula resgate de contos locais em Açucena

BELO ORIENTE – O Projeto Cultural e Educacional Contos Locais foi tema de encontro realizado ontem na Secretaria de Educação de Açucena, quando se definiu o planejamento para definição de cronograma e alinhamento das ações. Na ocasião estavam presentes a prefeita Municipal Darcira Souza, a secretária Municipal de Educação, Adriana Siman, o produtor Executivo do projeto Éderson Caldas, a Coordenadora Pedagógica do Projeto Janaína Dantas, bem como professores da rede pública de ensino.

LIVRO

Durante a reunião foram definidas as próximas ações do Projeto, que resultará em um livro de resgate e valorização da cultura local. Ficou estabelecida a dinâmica de trabalho, metodologia para engajamento dos alunos e levantamento de dados específicos da cultura de Açucena.

Antes da etapa de coleta de informações e redação dos contos, serão realizadas nos meses de março, abril e maio oficinas de contação de histórias para professores e para alunos, com o objetivo de estimular a criatividade dos estudantes, incentivando à pesquisa de peculiaridades da cultura regional e seu registro em forma de contos.
De acordo com a Prefeita Municipal, “projetos que contribuem para edificar a história e cultura de Açucena são bem-vindos e esta iniciativa tem muito a enriquecer a cultura regional”, avaliou Darcira de Souza durante o encontro.

LEITURA
O Projeto Contos Locais buscará incentivar adolescentes de Belo Oriente, Açucena e Santa Bárbara à leitura e contação de histórias, entrevistas e redação de contos a partir do registro da memória cultural local, ressaltando costumes e personagens do interior de Minas Gerais.
A iniciativa é uma realização da MC Produção Ltda., viabilizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), com patrocínio da Cenibra.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com