Esportes

Programa vai selecionar 50 mil voluntários para Copas

BRASÍLIA – O governo lançou nesta terça (22) o Programa Brasil Voluntário, que tem o objetivo selecionar interessados em trabalhar na Copa das Confederações, neste ano, e na Copa do Mundo de 2014. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de fevereiro e podem ser feitas no Portal da Copa (www.copa2014.gov.br). Na fase inicial de preparação e treinamento dos voluntários serão investidos R$ 30 milhões.

Inicialmente, serão selecionadas 7 mil pessoas para atuar nas seis cidades sede da Copa das Confederações, neste ano. Mais 4,9 mil voluntários vão participar das cerimônias de abertura e encerramento em Brasília e no Rio de Janeiro. Depois, serão selecionados mais 50 mil voluntários para trabalhar na Copa do Mundo em 2014.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, adiantou que o governo tem uma meta de conseguir a participação de 1 milhão de voluntários na Copa do Mundo, que serão selecionados nos demais países latino-americanos e nos, países de língua portuguesa, entre estudantes de instituições de ensino público como universidades, escolas e funcionários de empresas públicas e privadas.

Essas pessoas estariam fora do programa lançado ontem e trabalhariam nas 12 cidades sede do Copa de 2014. “O voluntariado é essencial para o sucesso desses eventos, tanto na parte operacional quanto nas ruas”, disse Rebelo.
Para participar do programa, é necessário ter, no mínimo, 18 anos, residir próximo à cidade-sede em que deseja atuar e ter disponibilidade de horário. A atuação dos selecionados será integrada com o programa de voluntariado da Fifa e funcionará como uma ampla rede de mobilização social que irá atender aeroportos, pontos turísticos, festas públicas, Fan Fests e outras áreas de grande fluxo de pessoas, assim como dar suporte a torcedores, imprensa não credenciada, turistas e população em geral. Além da certificação, os voluntários receberão uniforme, alimentação e um seguro de responsabilidade civil e contra acidentes pessoais.

O conteúdo da primeira parte do processo de treinamento, que será online, trará temas como a história do futebol e das Copas do Mundo, iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), noções básicas de inglês e de espanhol, e recepção e orientação aos turistas. Ao fim do treinamento virtual, os participantes serão avaliados e os selecionados participarão de treinos específicos nas seis cidades.

A Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho. Os três jogos em Belo Horizonte estão marcados para os dias 16, 22 e 26 de junho, às 16h, no Mineirão. A partida de abertura será em Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha, entre Brasil e Japão. A final está marcada para o Maracanã, no Rio de Janeiro.

As inscrições serão abertas novamente depois da Copa das Confederações, quando se iniciará um novo processo de seleção para voluntários que atuarão nas 12 sedes da Copa do Mundo da Fifa 2014: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com