Cidades

Programa desenvolve e leva habilidades estudantis à região do Vale do Aço

Programa de Educação Tutorial Interdisciplinar do CEFET-MG Timóteo (PETIT) integra ensino e pesquisa às demandas locais

TIMÓTEO – Os programas PET são sempre voltados para o trabalho em grupo, com atividades focadas em uma formação mais ampla e que estimulem a discussão, a verbalização de opiniões, o olhar crítico e a liderança”. É dessa forma que o professor Daniel Rocco se refere a um programa que desenvolve habilidades essenciais nos estudantes de hoje e, ao mesmo tempo, transforma a realidade no entorno da Instituição.

O professor Daniel é um dos tutores do PETIT em Timóteo, que reúne quatro docentes na tutoria, colaboradores e oito estudantes do campus no Vale do Aço. Formado em 2020, durante a pandemia, o programa interdisciplinar tem, no momento, cinco projetos ativos com a participação de membros de acordo com os interesses individuais de cada um deles.

Impressão em 3 D de imagem da Serra do Curral

IMPRESSÃO 3D E ENSINO

Imagine as dificuldades que um professor de Geografia enfrenta para ensinar conteúdos que exijam certa abstração, como o mapa da América do Sul ou o relevo da Serra do Curral, em Belo Horizonte. Para auxiliar nessa tarefa, o PETIT tem buscado disseminar a tecnologia de impressão 3D. Basicamente, os membros do grupo são ensinados a desenhar as peças em programas específicos e, logo em seguida, os desenhos são impressos e utilizados no ensino em sala de aula.

A ideia é ampliar a disseminação do conhecimento sobre a técnica entre estudantes externos ao PET e também para fora da Instituição. “Um dos objetivos, que será colocado em prática em breve, é oferecer oficinas de impressão 3D, ensinando desde como desenhar peças até sua impressão. Obviamente, esta ação será desenvolvida pelos alunos que já estão dominando a técnica de impressão. Em um primeiro momento, será uma oficina para os estudantes do CEFET, servindo como piloto, e mais a frente para a comunidade do Vale do Aço”, projeta o professor Daniel.

Equipe de tutores e alunos do CEFET

PESQUISA EM AÇÃO

O PETIT também se esforça para colocar os estudantes do campus Timóteo em contato direto com as pesquisas desenvolvidas pela Instituição e também em outros espaços de conhecimento. Em 2021, o grupo organizou os seminários “Pesquisa, Extensão e Inovação para Formação em Engenharia” e “Química Medicinal e Desenvolvimento de Protótipos”.

Ainda nesse viés, os petianos têm levado, literalmente, a física para dentro das salas de aula de forma lúdica. “Neste momento, estamos montando um pequeno acervo de experimentos portáteis que podem ser levados até as salas de aula, e com o auxílio dos alunos do PETIT, vamos fazer demonstrações dos experimentos com a devida introdução dos conceitos de física. Esta atividade iniciará primeiramente nas aulas dentro de CEFET-MG e, em breve, irá para as salas de aula de escolas públicas do Vale do Aço”, acrescenta o professor Daniel.

DEDICAÇÃO

Quem tem atuado de perto nessas ações é o estudante de Engenharia Metalúrgica Thales Crisóstomo, que está no PETIT desde a sua fundação. Ele desenvolve modelagens em 3D; organiza ciclos de seminários, inclusive criando peças para divulgação; e desenvolve pesquisa. “Além disso, faço parte do grupo de ciência metalúrgica, no qual estamos trabalhando com um projeto de análise de resistência mecânica de carvão”, e acrescenta: “Sou também idealizador da primeira semana acadêmica de Engenharia Metalúrgica, prevista para acontecer em outubro. Para ele, envolver-se com todas essas atividades acrescenta ganhos importantes à sua graduação e ao profissional que deseja ser. “O PET é um grupo que proporciona oportunidades de desenvolvimento individual, um maior contato com os professores (além das aulas) e uma vivência acadêmica rica e presencial no campus. Isso faz com que a minha formação acadêmica não seja limitada apenas ao conhecimento gerado pelas disciplinas regulares do curso de graduação. Recomendo a todos os meus colegas na faculdade”, finaliza.

CURRÍCULO INTEGRADO

Além das razões colocadas até aqui, outro componente merece a atenção de graduandos no CEFET-MG: as novas diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia preveem um percentual mínimo em atividades de extensão e “o PET poderá proporcionar isso, não só aos seus bolsistas, mas também à comunidade, como, por exemplo, na participação de seminários e oficinas oferecidas pelos Programas de Educação Tutorial”, completa o professor Daniel.

O PETIT recebe novos membros semestralmente por meio de uma seleção composta por três etapas: análise do histórico escolar; carta de intenções regida pelos candidatos; e entrevista com os tutores e alunos do programa. Inclusive, há bolsas com duração de 12 meses, prorrogáveis por mais duas vezes. Acesse o Instagram do grupo e fique por dentro (@petit.cefet).

EQUIPE ATUAL

Alunos: Arthur Pimentel, Esther Magalhães, Gustavo Barreto, Guilherme Cantarino, Wellington Moreira, Maísa Sousa, Thales Crisóstomo e Bruno Menezes

Tutores: Daniel Rocco (até 04/2022), João Batista Zuliani (Atual)

Cotutores: Leonel Meireles, Lucas Pantuza e Carlos de Assis

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com