Cidades

Programa Caminhos do Vale debate a ampliação de ações

IPATINGA – Premiado na Europa no início dessa semana, pela World Steel Association, o programa Caminhos do Vale, da Usiminas, segue avançando no calendário de ações. A 5ª reunião bimestral do programa, reunindo prefeitos, secretários de meio ambiente e de obras das 26 cidades participantes, além da equipe responsável pela iniciativa na Usiminas e na Associação dos Municípios do Vale do Aço, entidade parceira da iniciativa. Durante o encontro, o grupo acompanhou a apresentação das “melhores práticas” realizadas em Ipatinga, Iapu e Braúnas, e pode debater avanços nos processos a partir dos exemplos já em andamento.

PARCERIA

“As reuniões são fundamentais para a troca de experiências entre os envolvidos. O Caminhos do Vale é um programa que se baseia no trabalho conjunto entre empresa, comunidade e poder público. Sem essa parceria, não teríamos um resultado tão significativo”, relata Henrique Hélcio dos Santos, coordenador do Grupo de Trabalho Coprodutos da Usiminas.
O coordenador ressalta ainda a importância das reuniões periódicas para a avaliação dos pontos que precisam de melhorias e para a discussão conjunta das propostas e soluções para que a iniciativa possa ser ampliada e beneficiar mais moradores da região.
Desenvolvido há cerca de três anos, o Caminhos do Vale destina o agregado siderúrgico – oriundo do processo de produção de Aciaria, com alta resistência ao desgaste – para a pavimentação de estradas rurais na região do Vale do Aço. Em contrapartida à doação do produto pela Usiminas, as prefeituras participantes se comprometem com o desenvolvimento de programas socioambientais em prol das comunidades e com a recuperação de nascentes.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Na oportunidade, a prefeitura de Ipatinga apresentou o projeto “Mapa da Mina” desenvolvido em parceria com o Ministério Público e o Instituto Interagir e que resultou em um mapeamento de 565 nascentes no município. Já foram destinadas mais de 11 mil mudas para a recuperação das nascentes, além de 4 mil mourões e mais de 10 quilômetros de arame para o cercamento dos locais. O sucesso alcançado na ação servirá como referência para as demais cidades participantes do programa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com