Cidades

Profissionais de saúde desmentem Gustavo Nunes sobre compra de aventais

Em vídeo nas redes sociais, prefeito disse que material comprado pelo governo anterior com recursos da Covid-19 não atendem especificações

IPATINGA – A ex-secretaria de Saúde, Carmelinda Lobato, médica infectologista e servidora de carreira da PMI, juntamente com outras funcionárias efetivas do setor de saúde da Prefeitura contestaram a informação divulgada pelo prefeito Gustavo Nunes (PSL) de que os aventais comprados pelo governo anterior para atendimento a pacientes com Covid-19 não seguem as especificações técnicas necessárias. O prefeito disse ainda que o material estocado na Suplan é de qualidade inferior, em quantidade exagerada e está “encalhado” por não atender às especificações técnicas.

Carmelinda Lobato manifestou seu repúdio às declarações e disse que “é uma grande mentira, uma grande calúnia essa fala do prefeito”.

A enfermeira Cláudia, responsável pelo combate ao Covid-19 no município falou sobre o quantitativo. “O prefeito falou que é muito, mas [o material] visa a atender ao pior cenário do município. Trata-se de material de EPI para proteção dos profissionais no serviço hospitalar, unidades básicas de saúde, SAMU, UPA e retorno odontológico do município”.

IMPROCEDENTE

Ana Paula Lélis, servidora efetiva responsável pela compra e responsabilidade técnica de material afirmou que os aventais são de boa qualidade. “Os aventais que estão sendo disponibilizados atendem às exigências técnicas, sim. São aventais com registro na Anvisa, com gramatura de 50, hidrorrepelentes e hemorrepelentes. O que foi dito não procede”, garante.

Célia Pessoa, enfermeira, servidora efetiva e responsável pela avaliação técnica de material médico-hospitalar, explicou que “os aventais foram adquiridos por meio de licitação pública, em plataforma eletrônica e atendem às normas exigidas pelo Conselho Federal de Enfermagem, baseado em referência bibliográfica da Ufscar (Universidade de São Carlos) de 2020”.

O PREFEITO

Em vídeo sensacionalista divulgado nas redes sociais, o prefeito Gustavo Nunes, do almoxarifado da Suplan, exibe o que considera “descaso e a falta de responsabilidade com o dinheiro público que fizeram na gestão passada”. Ele mostra caixas de 251 mil aventais adquiridos com recursos destinados ao combate à Covid-19 no ano passado. “Estes aventais não atendem às especificações técnicas para que o serviço público de Ipatinga possa utilizar. Tá tudo aqui, encostado e parado desde o ano passado, sem utilizar, porque não faz parte da especificação. Um rio de dinheiro público, dinheiro da Covid-19 e agora estamos aqui de mãos atadas. Já estamos preparando um processo na Justiça para penalizar essa pouca vergonha que fizeram com o dinheiro público”, diz Nunes no vídeo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com