Cidades

Professores pedem diálogo entre Prefeitura e Sindicato

A passeata dos educadores, no Centro, não conseguiu chegar ao governador     (Crédito: Welington Silveira)

IPATINGA – Os educadores da rede municipal realizaram na tarde de quinta-feira (25), um ato público pela melhoria da educação em frente à Prefeitura de Ipatinga. A mobilização encerrou as atividades da greve nacional dos Trabalhadores em Educação convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
Para chamar a atenção da Secretaria Municipal de Educação, os manifestantes plantaram simbolicamente árvores no jardim em frente ao prédio do Executivo. Em cada uma das sete árvores foram escritos os sete frutos que indicam os anseios da categoria: Piso, Carreira, Jornada, Qualidade, Valorização, Transparência, Formação.

REFLEXÃO
Cida Lima, coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG) – Subsede Ipatinga, explicou que as árvores conduzem a uma reflexão acerca da qualidade do ensino público no município e das reivindicações dos Trabalhadores.

“Plantamos sete árvores contendo sete frutos cada uma para simbolizar os 49 anos que Ipatinga completa neste ano. Esta é uma forma de refletirmos como se encontra a educação na cidade e fazermos nossas reivindicações”, falou.
Os professores foram atendidos pela secretária de Educação Leida Tavares, que recebeu a árvore com os frutos que a categoria espera colher na educação e se comprometeu a continuar o diálogo com o Sind-UTE/MG.

CAÇA AO GOVERNADOR
Depois de encerrar a manifestação na Praça dos Três Poderes, os educadores da rede municipal se juntaram aos da Rede Estadual, marcado para acontecer na Praça 1° de Maio.

Os professores realizaram passeata pela Avenida Vinte e Oito Abril, em direção à Agência Metropolitana, onde se encontrava o governador, só que, ao se aproximarem da sede do órgão estadual, os manifestantes foram impedidos pelo bloqueio feito por policiais e viaturas da Polícia Militar. Com o impedimento não foi possível entregar a Anastasia uma árvore com os frutos da educação.

 

Educação Especial terá ônibus escolares

Prefeitura vai adquirir, com recursos do FNDE, dois veículos acessíveis para transporte de alunos com necessidades especiais de Ipatinga

IPATINGA – A mobilidade de crianças e adolescentes com necessidades especiais matriculados na rede municipal de ensino de Ipatinga será facilitada por transportes escolares adaptados. A prefeita Cecília Ferramenta recebeu a confirmação do Ministério da Educação (MEC) de que a Prefeitura poderá adquirir, em breve, dois veículos acessíveis por meio do Programa Caminho da Escola, através do convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Em reunião no MEC no início deste mês, em Brasília, a prefeita Cecília Ferramenta solicitou os veículos para garantir o transporte adequado aos alunos da rede de ensino. Os ônibus escolares foram concedidos à PMI com base no número de alunos cadastrados no Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), que tem as pessoas com deficiência e até 18 anos como público prioritário.
Os dois veículos adaptados atenderão, além dos alunos portadores de necessidades especiais da rede municipal de ensino, os estudantes da Apae Ipatinga e os residentes na zona rural do município. “Esta foi uma grande conquista, mas não paramos por aqui. Vamos continuar em busca de mais recursos para investir na área de Educação de Ipatinga”, enfatiza a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Alves Tavares, que acompanhou a prefeita Cecília Ferramenta em Brasília, na reunião no MEC.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com