Nacionais

Primeiro de Maio em Curitiba reúne mais de 15 mil em defesa de Lula Livre

CURITIBA – Desde as primeiras horas da manhã deste 1º de Maio, Curitiba está tomada por manifestantes de várias partes do Brasil. Ao lado mais de 15 mil pessoas, parlamentares do PT e líderes sindicais deram início ao ato em defesa da liberdade do ex-presidente Lula e também para rechaçar o desmonte da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras comandado por Michel Temer.
A primeira a se pronunciar foi a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) com discurso em que reforça a importância em manter o povo nas ruas. “Trabalhadores e trabalhadoras se unem para pedir numa só voz: Lula Livre. Este não é o lugar que ele deveria estar. Só está preso porque não admitem que Lula esteja em primeiro lugar nas pesquisas e também porque irá revogar tudo o que eles fizeram de ruim para o povo brasileiro”.
Benedita também lembrou dos verdadeiros motivos que resultaram na prisão política de Lula. “Eles não concordam que existam partidos políticos de esquerda. Eles não concordam que um torneiro mecânico tenha governado este país com tanta dignidade. Hoje nos reunimos aqui não para trazer o nosso bom dia. Estamos sendo aquilo que ele pediu: sendo as suas vozes”.

UNIDADE
Em seguida, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), fez questão de reverenciar as sete centrais sindicais que se uniram para a realização do ato em Curitiba. “É um dia histórico para o Brasil e o mundo. As sete centrais sindicais aqui reunidas pela primeira vez desde redemocratização unificada do primeiro de maio. E o nome desta unidade é Lula.”
“O ex-presidente se filiou ao sindicato dos metalúrgicos há 50 anos. Este será a primeira vez que o dia do trabalhador não tem o ex-presidente Lula ao nosso lado no palanque. Mas ele pediu para que a gente se tornasse a voz dele e é isso que nós estamos fazendo”.

ELEIÇÕES LIVRES

Pimenta ainda elogiou a Vigília Lula Livre. “O presidente Lula fica esperando o nosso bom dia, boa tarde, boa noite. Ele vibra com cada companheiro e companheira que vêm aqui. Este país só vai voltar a ter estabilidade quando existir eleições livres. Esta Farsa Jato não me engana. Ela atende a muitos interesses inclusive de fora do Brasil”.
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) acredita que Lula seja o símbolo deste primeiro de maio. “Lula está preso não porque é um bandido. Ele está preso porque ele representa toda a nossa luta. Ele está preso porque nas eleições ele será o presidente do Brasil”.
O deputado federal Marco Maia (PT-RS) corroborou com a ideia da parlamentar “O grande objetivo deste 1º de maio unificado é a liberdade daquele que foi o maior presidente da história do país que é Luiz Inácio Lula da Silva. Esta elite brasileira não pode por esperar porque vamos tirar Lula daqui e vamos levar lá para o Palácio do Planalto para ser novamente o presidente do Brasil. Vamos continuar a luta e resistência porque eles mexeram com quem estava quieto.
Para o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS): “só tem uma pessoa que pode tirar o Brasil desta situação e o nome dele é Lula. O Brasil precisa voltar a ser soberano. Não podemos deixar que aconteça este desmonte que estão fazendo no país. Enquanto os fascistas atiram pedras o povo carrega em suas mãos a esperança e a esperança é Lula livre”.
O deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) acredita que não haja um cidadão ou cidadã deste país que não reconheça que a chegada de Lula à presidência representou um novo limiar na história do país. “Com a ajuda dele também derrubamos na Bahia o último dos coronéis deste país”, afirmou.
A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) lembrou do pedido do ex-presidente antes de se tornar preso político. “Estamos aqui como seus olhos, suas pernas, seus braços e temos u ma boa notícia: Curitiba está pintada de vermelho. A coisa mais impressionante e comovente aqui nesta manhã é o amor de todos nós pelo presidente Lula”.

SÍNTESE
Para o deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) Lula é a síntese da vida e da história de todos que sonhavam com um país melhor. “Por isso a liberdade de Lula é a sua liberdade, é a liberdade do seu filho, é a liberdade da democracia. Foi num primeiro de maio que nasceu o maior líder sindical e político que este país já teve”.
O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) concorda. “Lula, o maior líder do nosso país, porque a justiça pelas mãos de Moro o persegue. Por isso nós só temos um caminho: lutar, lutar e lutar pelos nossos direitos e ela liberdade de Lula. A liberdade do ex-presidente significa unir a esquerda contra este projeto que tem acabado com o país”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com