Cidades

Prestes a serem demitidos, trabalhadores protestam

Trabalhadores se concentraram na porta da Prefeitura para pedir o pagamento dos salários em atraso; dinheiro só deve ser depositado na semana que vem

TIMÓTEO – Cerca de 70 trabalhadores da limpeza pública foram até a porta da Prefeitura Municipal na manhã desta quinta-feira (8) protestar contra o atraso nos pagamentos dos salários do mês de outubro por parte do Governo Sérgio Mendes (PSB).

Os manifestantes eram da empresa Consita, concessionária contratada para fazer o serviço de limpeza na cidade. Segundo eles, o dinheiro para pagamento dos vencimentos do mês de outubro, que deveriam ter sido quitados até ontem, não foi repassado pela Prefeitura.
Eles ainda aproveitaram a oportunidade para reclamar da demissão de 92 funcionários da limpeza na cidade. Os servidores foram colocados sob aviso prévio em outubro e o prazo vence nesta sexta-feira, mas ontem mesmo alguns serviços já deixaram de ser prestados. Entre eles, a coleta seletiva para a Associação de Catadores de Timóteo (Ascati), que era realizado por servidores destinados pela Prefeitura especialmente para a tarefa. Além de funcionários para o recolhimento, a Prefeitura disponibilizava um caminhão para o transporte dos resíduos, o que, segundo os trabalhadores da Associação, também foi retirado da Ascati.

O Sindicato dos Empregados nas Empresas de Turismo do Vale do Aço (Seethur), que representa a categoria na região, esteve presente no protesto e conversou com a Secretaria de Obras do Governo, que garantiu que o pagamento em atraso será feito até quarta-feira da próxima semana.
Após o fim da manifestação, os membros do Seethur se dirigiram ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em Coronel Fabriciano, para protocolar um ofício pedindo a intermediação do MPT na causa. O documento foi encaminhado ao juiz do trabalho e o Sindicato foi orientado a aguardar uma convocação para audiência entre o órgão, Prefeitura de Timóteo e Consita.

Na concessionária de limpeza urbana, ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto; já na Prefeitura, a informação é de que o motivo para o atraso é a diminuição da receita do Município em relação aos anos anteriores devido a cortes de impostos como o de produtos industrializados (IPI) e também a crise econômica mundial.

EDUCAÇÃO

Não é só o setor da limpeza que está de sobre aviso em Timóteo. Hoje vence também o prazo do aviso prévio dos trabalhadores da educação municipal na cidade. Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de Timóteo (Sinsep), são dezenas de profissionais que serão mandados embora, colocando o ano letivo dos alunos em risco.
A direção do Sindicato denunciou a situação ao Ministério Público e também ao Ministério Público do Trabalho, no início de outubro, mas até ontem não havia obtido retorno. O presidente da entidade, Israel dos Passos, afirmou que o Sinsep é totalmente contra o que está acontecendo tanto na educação quanto na limpeza urbana do município.

Vereador busca solução para Ascati no Ministério Público
Timóteo
– O vereador José Vespasiano (PT) protocolou nesta quarta-feira (07) o ofício nº 45/12 no Ministério Público, que solicita intervenção para tentar solucionar o problema da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascati). A entidade pode ter que interromper seu funcionamento a partir desta sexta-feira (9), por falta de matéria-prima.

Todo o material reciclável que a entidade recebe é recolhido por um caminhão e três funcionários que foram disponibilizados pela Consita – empresa responsável pela limpeza pública – através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Timóteo (PMT). No entanto, a empresa comunicou que, a partir dessa sexta-feira, irá suspender esse serviço à Ascati, por falta de pagamento da Administração Municipal, o que inviabilizará o funcionamento da entidade.
De acordo com Vespa, no final de outubro foi encaminhado à PMT um ofício para obter informações sobre a prestação de serviço à Ascati. Entretanto, a Administração não se manifestou.

Renda
Atualmente, a Ascati conta com 20 trabalhadores. Toda a renda da entidade é oriunda dos materiais recicláveis coletados pelo caminhão da Consita, que passam pela triagem e prensa para serem comercializados e garantirem a renda dos catadores de materiais recicláveis.

EM IPATINGA, APOSENTADOS PROTESTAM CONTRA ATRASO DE COPLEMENTAÇÃO
 Professores aposentados protestaram no fim da tarde ontem (8), no quarto andar da Prefeitura Municipal, pelo atraso nos pagamentos da complementação das aposentadorias, dinheiro que serve para completar o que é pago pelo INSS, a fim de não deixarem os pagamentos defasados em relação ao piso salarial da categoria. A quantia varia em relação ao cargo ocupado pelo professor, sua carga de trabalho e também sua formação.

O movimento foi articulado pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE). Segundo alguns dos aposentados presentes, o dinheiro deveria ter sido repassado a eles no dia primeiro, mas até ontem o pagamento não havia sido feito.
Foram cerca de 20 manifestantes que se encontraram no prédio e foram até a porta do gabinete do prefeito Robson Gomes (PPS) para reclamar. No local, eles foram informados que o dinheiro já havia sido depositado em suas contas e que nesta sexta-feira já poderia ser sacado.

Em nota, a Prefeitura afirmou que tem honrado os compromissos em relação ao salário complementar dos aposentados e pensionistas da cidade e que, neste mês, começou a valer a mudança na data de pagamento dos aposentados, que antes recebiam no primeiro dia do mês e agora passam a receber no quinto dia útil.
Mas a Administração confirmou o atraso do pagamento e atribuiu o problema aos feriados (finados e dia do servidor público), ressaltando que havia informado os aposentados via telefone sobre a data do depósito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com