Policia

Presos participam de sarau livre em Ipaba

(Crédito: Agência Minas)

 IPABA – Um auditório repleto de olhos atentos e um palco iluminado por luminárias artesanais, com bandeirolas, cores, sons e um varal de poesias. Para a plateia, 23 poemas foram declamados entre uma apresentação musical e outra. Este foi o cenário da primeira edição do sarau livre “Vida e Liberdade”, realizado na tarde desta quinta-feira (18), na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, região do Rio Doce.

Os artistas eram internos da unidade prisional que, ao longo do semestre, se dedicaram às oficinas culturais conduzidas pelo músico Mateus Soares Malaquias e pelo rapper mineiro Peterson Rodrigues, conhecido como Pets Killaone. Foram doze oficinas e muita força de vontade dos detentos para aprender técnicas de criação, rimas e desenvolvimento de poesias, bem como aulas práticas de instrumentos musicais. O resultado das oficinas encheu de alegria todos os envolvidos no projeto, com muita emoção e a certeza de que a arte é capaz de transformar.

O sarau é resultado de um projeto articulado entre a unidade prisional, técnicos do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), da Secretaria de Estado de Defesa Social, e o projeto “A Rua Declama”, de Pets Killaone. Para Francislaine Sampaio, gestora social do PrEsp, que acompanhou todo o trabalho realizado durante as oficinas, o sarau superou as expectativas. “Foram 23 poesias autorais declamadas e um envolvimento muito grande por parte dos detentos. A ideia foi criar alternativas diante de um contexto de habilidades que eles não estavam habituados”, disse.

O professor de música e facilitador do projeto, Mateus Malaquias, captou as habilidades dos detentos, aproveitando os talentos já demonstrados e os ensinou algumas técnicas instrumentais. O projeto foi abraçado também pelo reconhecido rapper Pets Killaone, que trabalha há dez anos com expressão artística urbana, demonstrada por meio do rap, dos poemas e da dança.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com