Cidades

Presidência da Câmara favorece governabilidade para Keisson

Na presença do prefeito eleito Keisson Drumond (PT) e do vice Renato Martins (PMDB), 11 vereadores declaram apoio ao próximo governo, garantindo assim governabilidade em 2013                 (Fotos: Nadieli Sathler)


TIMÓTEO
– A vereadora Guaraciaba Gomes (PMDB) confirmou na tarde de ontem (27) a sua pretensão em disputar a presidência da Câmara de Timóteo na eleição da Mesa Diretora que vai acontecer na próxima terça-feira (1º), após a posse oficial dos candidatos eleitos.

A peemedebista obteve apoio de onze dos 15 futuros vereadores que estiveram no plenário da Casa para ratificar o voto na chapa construída para dar governabilidade ao prefeito eleito Keisson Drumond (PT).

A chapa tem como presidente Guaraciaba, 1° vice-presidente Moacir de Castro (PTB), 2° vice-presidente Virginia Scarpatti (PDT), 1° secretário José Vespasiano (PT) e 2° secretário Geraldo Nanico (PSD).
Apenas os vereadores Adriano Costa Alvarenga (PSB), Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (PSD), Douglas Willkys (PSB) e Fábio Campos da Costa (PSB) não compareçam ao encontro de ontem.

Moacir de Castro destacou a importância da unidade dentro do Poder Legislativo para que o município de Timóteo supere a crise financeira que se instalou no poder público em função da queda na arrecadação em 2012.
“Esse é um momento histórico para a cidade. Participei umas 14 vezes de eleições e nunca presenciei uma reunião como essa, que dentro do princípio da transparência, os vereadores vêm a público hipotecar seu apoio em torno de um único nome”, declarou.

Além do anúncio da primeira chapa para concorrer à Mesa Diretora, os vereadores que disputaram a eleição na chapa do prefeito Sérgio Mendes (PSB) também declararam publicamente apoio ao governo de Keisson Drumond (PT) e Renato Martins (PMDB).

“O nosso apoio a Guaraciaba também vai ao encontro à adesão ao governo do nosso prefeito eleito Keisson. Estamos fazendo um compromisso político pelo município de Timóteo. A nossa situação hoje é delicada, se pensarmos que há alguns anos éramos a 5° arrecadação do estado. Mas agora temos um orçamento menor que Coronel Fabriciano”, justificou Moacir.

O candidato a vice-presidente destacou que a vitória de Keisson e Renato nas urnas reflete o desejo da população, por isso, mesmo não tendo os apoiados durante a campanha, o governo petista vai ter o respaldo dos vereadores de sua base política.
“Em política quem manda é o povo, e a escolha deles foi o Keisson. Sabemos que a Prefeitura enfrenta problemas e a informação que recebi é que os salários de dezembro não serão pagos. Vamos ajudar o prefeito eleito a saber quais os problemas ele vai enfrentar, por isso a comissão de tomada de contas da Casa vai trabalhar em conjunto com o Executivo a partir de 1° de janeiro”, comentou.

As mesmas palavras de apoio foram reforçadas pelo vereador José Constantino (PSD), que também figurava como candidato à presidência da Casa juntamente com Moacir de Castro e o petista José Vespasiano.
“Depois de muito diálogo, priorizamos a cidade. O momento é de sacrifício, por isso fechamos um acordo para contemplar a maioria dos partidos. Esse não era o momento de confrontar forças políticas, então o consenso foi a melhor opção”, ponderou Constantino.

José Vespasiano afirmou também que abriu mão de disputar a presidência da Câmara para que o grupo político no Legislativo fosse fortalecido. “Os meus colegas tiveram nobreza e demonstraram maturidade ao entender que uma chapa escolhida pelo consenso reforçaria a nossa cidade”, frisou.

GOVERNABILIDADE

Keisson e Renato acompanharam a reunião de anúncio da chapa que vai disputar a eleição da Mesa Diretora. Eles se disseram satisfeitos com a composição de maioria no Legislativo timotense. “Estamos felizes com essa demonstração de democracia, temos mais tranquilidade em saber que o nosso trabalho vai ser respaldado por uma Câmara que deixou de lado os interesses partidários e optou pela unidade”, elogiou o vice-prefeito, filho de Guaraciaba.

Já Keisson ressaltou a maturidade dos parlamentares em aceitar o nome de Guaraciaba como candidata à presidência da Casa. “Me sinto à vontade para dizer que vocês farão muita diferença neste mandato. O Legislativo é um dos poderes mais importantes de uma democracia, pois representa os interesses da população diretamente”, pontuou.


Guaraciaba Gomes confirma seu nome na disputa pela
presidência da Câmara de Timóteo

HISTÓRICO
Guaraciaba Gomes foi eleita para o seu terceiro mandato na Câmara de Timóteo. Se for aclamada presidente da Casa em 1° de janeiro, será também a terceira vez que ela ocupa o cargo.

“O primeiro mandato de presidente que ocupei foi entre 2005 e 2006. Depois fui eleita novamente gestora da Casa em 2009 e 2010. Sabemos que temos um orçamento pequeno e que o número de parlamentares aumentou. A Câmara não tem vida própria, e vamos nos adequar à realidade e, se for preciso, vamos enxugar a contratação de assessores. Mas ainda é muito cedo para avaliar como a situação vai ficar”, afirmou.

COMPOSIÇÃO
Já compunham a base aliada de Keisson os vereadores eleitos Elci Pedro Ozório (PT),
Guaraciaba Gomes (PMDB), Leanir José de Souza (PR), João de Souza Filho (Psol), José Vespasiano Cassemiro (PT), Reginaldo Barbosa de Carvalho (PMDB) e Wladimir Geraldo de Lana (PR), esse último destacado para a função de líder de Governo.

Já os parlamentares José Constantino Filho (PSD), Virgínia Scarpatti Bouças (PDT), Geraldo Moreira de Paula (PSD) e Moacir de Castro Araújo (PTB) declararam ontem apoio ao próximo governo.
Ainda faltam definir suas posições os vereadores Adriano Costa Alvarenga (PSB), Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (PSD), Douglas Willkys (PSB) e Fábio Campos da Costa (PSB).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com