Cidades

Prefeitura mantém desfile cívico em Coronel Fabriciano

Maria da Glória e Amir José explicaram como foi organizado o desfile de 7 de Setembro em Coronel Fabriciano      (Crédito: Nadieli Sathler)

 

FABRICIANO – Ao contrário de Ipatinga e Timóteo, a Prefeitura de Coronel Fabriciano não abriu mão de realizar o tradicional desfile cívico de 7 de Setembro, data em que se comemora a Independência do Brasil.
De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria da Glória Ferreira, todas as escolas municipais vão participar das atividades, juntamente com as instituições assistenciais.
O Corpo de Bombeiro e a Guarda Miriam também participarão do desfile. Esse ano, apenas a Polícia Militar não confirmou presença, alegando redução no efetivo.
“Temos muito o que comemorar. Foi um ano de muitas conquistas para a educação do município. Tivemos um bom desempenho na avaliação do IDEB que passou de 4,1 para 5,5 – meta a que devíamos chegar em 2015. Fora ainda a abertura de projetos como o Centro Municipal de Educação Infantil e o Centro de Educação Musical no bairro Amaro Lanari”, pontuou.
Apesar de não contar com a banda da PM, que tradicionalmente abre a festa, a animação do desfile cívico ficará por conta do grupo de percussão e bandas que integram os projetos sociais apoiados pelo poder público. A estimativa é que 10 mil pessoas passem pela avenida no bairro Giovanini.
“O desfile terá a participação de quase 3 mil pessoas. Só não tivemos uma adesão maior porque o feriado caiu na sexta-feira e muitos pais preferiram viajar. Esse é o caso das escolas particulares não participarem, por exemplo. Realizamos o desfile desde 2005 e não podemos perder esse momento de reforçar as conquistas que tivemos. Esse é o espírito cívico que deve ser cultivado”, declarou Maria.

TRÁFEGO
Amir José de Melo, gerente de Cultura, explicou que a partir das 7h de sexta-feira o tráfego de carros na avenida Magalhães Pinto vai ser interrompido. Quem tiver que guiar sentido ao Centro, terá que pegar o desvio pelas ruas Antônio Santiago, Guarapari e depois retornar para avenida principal, no trecho que não estará interditado.
Já quem estiver seguindo sentido Melo Viana, deve entrar na rua Icaraí, seguir rua Guarapari até avenida Geraldo Inácio.


Escolas de Timóteo realizam“trabalhos culturais cívicos”
Timóteo
– Buscando oportunizar uma maior participação dos alunos em comemoração ao 7 de Setembro, as escolas municipais de Timóteo desenvolverão na Semana da Pátria trabalhos culturais cívicos. As atividades acontecerão nas instalações das 15 instituições de ensino. Além do hasteamento solene da bandeira e execução dos hinos Nacional, da Independência e do Município, as escolas farão apresentações artísticas em auditório, refletindo com a comunidade escolar a importância da independência do país ao domínio dos portugueses, bem como as conquistas e avanços percebidos e vivenciados pelo povo brasileiro após a independência.
“Nesse sentido, as escolas vêm trabalhando o projeto “Educando pelos princípios da paz”, objetivando provocar nos alunos a sensibilização em respeito ao próximo e à Pátria, como também resgatar valores cívicos, éticos e morais”, comenta a secretária municipal de Educação, Adriane Aparecida Ferreira Cabral, salientando a importância desse resgate na formação do cidadão. O projeto abrange todas as 15 escolas da rede municipal e está sendo desenvolvido durante os meses de agosto e setembro.
O “Educando pelos princípios da Paz” está incluído no plano de ações dos projetos pedagógicos institucionais de 2012. Nos meses de março e abril, foi realizada a primeira etapa da programação anual com o projeto “Educação patrimonial de Timóteo”. A atividade teve como objetivo conhecer, divulgar e colaborar com a preservação dos bens materiais e imateriais do acervo cultural e natural de Timóteo.
Na segunda etapa, realizada em maio e junho, foi executado o projeto “Ambiente: preservação e vida saudável”, com objetivo de sensibilizar alunos e comunidade sobre a importância de preservar a natureza como condição de continuidade da vida. O projeto a ser trabalhado em novembro e dezembro (4ª etapa) terá como tema “Diversidade: convivendo com as diferenças”.

Atualmente, os alunos participam do projeto “Educando pelos princípios da paz”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com