Cidades

Prefeitura e parceiros fazem campanha de doação de sangue

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, e a Fundação Hemominas, em parceria com o Unileste, realizam no próximo sábado (3), no campus do Unileste em Ipatinga (Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro), de 9h às 16h, a campanha de doação de sangue, para manutenção dos estoques do Hemominas.
Os voluntários precisam ter idade entre 18 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e não ter sofrido hepatite ou doença de Chagas após os 10 anos. Pessoas a partir de 16 anos também podem doar, desde que autorizados pelos pais ou responsáveis.

VIDA

O sangue humano é insubstituível e todos os dias alguém precisa dele para viver. É usado por pacientes hematológicos, com câncer e outras doenças que precisam de transfusões frequentes; vítimas de queimaduras e de acidentes graves que serão submetidos a cirurgias de urgência ou para aqueles que passarão por cirurgias eletivas (programadas). E quem está com boa saúde pode ajudar a salvar vidas: basta ser doador de sangue.

RÁPIDO E SEGURO
Farmacêutica da Agência Transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga, Monise Fonseca, reforça que o procedimento de doação de sangue é rápido e seguro. “O material usado é descartável e não há qualquer risco de transmissão de doenças. Em cada doação são retirados cerca de 450 mililitros de sangue, volume que é reposto pelo organismo do doador em até 24 horas. A única recomendação é evitar atividades físicas intensas após a doação”, esclarece. Todo o procedimento, entre coleta, entrevista e avaliação clínica do candidato, dura em média 60 minutos.
No dia da coleta, os voluntários à doação devem estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior (mínimo seis horas), não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes e, se for tabagista, não fumar até duas horas antes. É necessário apresentar documento oficial com foto.

META

A meta para esse mutirão é captar 150 bolsas, com capacidade instalada para coletar até 180. Apenas o Hospital Municipal consome, em média, 110 bolsas de sangue por mês. A iniciativa da campanha é liderada por Ipatinga, mas o sangue coletado ajuda a abastecer os estoques de outros hospitais do Vale do Aço conveniados à Fundação Hemominas, como Vital Brasil, Unimed e São Camilo (antigo Siderúrgica).

NOVOS DOADORES
A demanda por sangue é constante e todos os grupos sanguíneos são bem vindos, com destaque para o fator negativo. Mas entre uma doação e outra há um prazo a ser obedecido: 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. Também existem os impedimentos temporários: gripe ou resfriado, vacina recente e uso de alguns medicamentos. Daí a importância do cadastro de novos voluntários à doação.

SERVIÇO
Campanha de Doação de Sangue em Ipatinga
Unileste-MG (campus de Ipatinga): Rua Bárbara Heliodora, 725, Bom Retiro. Sábado (03/10) – Horário de 9h às 16h.
Mais informações, www.ipatinga.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3828-5637.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com