Cidades

Prefeitura de Timóteo prepara cemitérios para Dia de Finados

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, realizou os trabalhos de limpeza dos dois cemitérios municipais, Recanto da Paz e Jardim da Saudade, para visitação no feriado de Finados, no dia 2 de novembro. O mutirão de limpeza é executado por uma equipe de 25 servidores.
Os serviços incluem capina, roçada, pintura e recolhimento de entulho. A limpeza e manutenção dos cemitérios é feita periodicamente. No Dia de Finados haverá uma equipe da Secretaria de Obras para auxiliar a visitação dos familiares e amigos que irão prestar homenagens aos entes queridos. Ao todo, a Prefeitura disponibilizará 30 profissionais, entre agentes de trânsito, vigilantes e pessoal administrativo, além de contar com o apoio da Polícia Militar. O horário de funcionamento dos cemitérios será de 7h às 18h.
Os ambulantes, que irão vender flores nos cemitérios, deverão se cadastrar para alvará de comércio ocasional, no Departamento de Desenvolvimento Econômico, no 2º piso da Prefeitura de Timóteo, de 12h às 18h.

HISTÓRIA
No início da história da Igreja, os cristãos rejeitavam totalmente a ideia de relacionamento com mortos. Nessa época, o pensamento predominante era o de que as almas simplesmente ficariam adormecidas até o momento do julgamento final. No entanto, ao mesmo tempo em que o cristianismo era difundido pela Europa, acabava anexando elementos de outras culturas. Acredita-se que a tradição do Dia de Finados tenha surgido a partir dos celtas, povos que acreditavam na vida após a morte e separavam uma data anual para homenagear e evocar os mortos.
Assim, da mesma forma que faziam certas sociedades da antiguidade, os cristãos passaram a rezar pelas almas dos falecidos, acreditando que estes necessitariam de orações, já que estavam passando pelo processo de purificação conhecido como Purgatório. A partir do século V, a Igreja destinou uma data específica para isso, embora esta não tenha sido uma prática muito corriqueira.
Pode-se dizer que o grande responsável pela popularização do costume de orar pelos entes que já se foram foi o monge beneditino Odilo de Cluny, determinando no ano de 998 que todos os membros de sua abadia fizessem preces por essas pessoas. Nascida na França, a tradição acabou se propagando por toda a Europa, até que o Dia de Finados foi oficializado durante o século XI, por meio dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX. Já a data (dia 2 de novembro) foi estabelecida mais tarde, no século XIII.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com