Cidades

Prefeitura de Timóteo discute parcerias com UFV e CEFET-MG

Parceria visa a elaboração da cartografia georreferenciada e cadastramento imobiliário

 

TIMÓTEO – O prefeito Douglas Willkys e o secretário Municipal de Planejamento, Fabrício Araújo, se reuniram com o Professor Dr. André Faria, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o diretor Leonardo Lacerda e outros professores, do CEFET-MG – Campus Timóteo, para discutir uma parceria para a elaboração da cartografia georreferenciada e cadastramento de imóveis do município.

A ideia é que a UFV será responsável pelas tarefas referentes à elaboração da cartografia georreferenciada, produzida com o uso de VANTs (veículo aéreo não tripulado) com a finalidade de promover o cadastramento imobiliário da cidade.

O trabalho de campo, que inclui o levantamento das informações dos imóveis seria executado em parceria com o CEFET-MG, sob a supervisão da UFV, por meio de atividade de extensão prática por parte dos alunos do Centro Federal.

INTEGRAÇÃO

“Essa parceria integraria as instituições de maneira a servir como campo de pesquisa para a universidade da Zona da Mata e como extensão prático-acadêmica para os alunos do Centro Federal. Ao mesmo tempo, o Município promoveria a modernização da sua gestão territorial”, informou o secretário Fabrício Araújo.

O uso da cartografia georrefenciada permite uma gestão mais precisa do território, uma vez que a tecnologia a ser empregada garante uma precisão de até cinco centímetros das demarcações, possibilitando a confiabilidade ao cadastro municipal de imóveis, base de cobrança do IPTU, ITBI e demais tributos ligados à propriedade.

Segundo o secretário de Planejamento, o mapa municipal atualizado é requisito indispensável para o processo de revisão do Plano Diretor Municipal, lei obrigatória que normatiza o uso das áreas constantes em seu território.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com