Cidades

Prefeitura de Ipatinga faz seleção para dez agentes de trânsito

A atuação dos agentes vai contribuir para melhorar o trânsito de veículos e pedestres na cidade

IPATINGA – A criação do cargo de provimento efetivo de Agente de Trânsito representa um avanço para a cidade, atende a determinações legais, vai melhorar a parceria já em vigor com a Polícia Militar e irá contribuir para o processo de humanização e educação do trânsito em Ipatinga. Os argumentos são da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), responsável pela gestão do trânsito municipal. A matéria foi regulamentada pela Lei 3.609, sancionada pela prefeita Cecília Ferramenta após aprovação na Câmara, e pode ser acessada no Portal Cidadão – www.ipatinga.mg.gov.br, no link do Diário Oficial, edição desta terça-feira (14/06).

Nesta quarta-feira (15), também no Diário Oficial do município, a Administração publicou edital de processo seletivo para 10 vagas de Agente de Trânsito. Os candidatos deverão ter nível médio de escolaridade e Carteira Nacional de Habilitação categoria D. As inscrições poderão ser feitas na segunda (20/06) e terça-feira (21/06), de 9h às 17h, no Centro de Formação Profissional (Cenfop), que funciona na Rua Fernando de Noronha, nº 390, no bairro Bom Retiro. O salário é R$ 1.432,78 para 40 horas semanais de trabalho.

MOBILIDADE
Conforme dispõe a legislação, os agentes irão exercer as suas tarefas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), contribuindo para melhorar a segurança na movimentação de veículos e pedestres na cidade. “Esses profissionais deverão complementar a fiscalização atualmente exercida pela Polícia Militar na regularização do trânsito em toda cidade, e não somente no funcionamento do Rotativo Ipatinga, que é novo modelo de estacionamento nas áreas comerciais”, destaca o secretário da Sesuma, Gustavo Finocchio.

Além de fiscalizar a manutenção, implantação e operação do novo modelo de estacionamento rotativo, o Agente de Trânsito poderá atuar, por exemplo, em operações especiais de aferição do nível de emissão de poluentes e ruídos na cidade e no controle do tráfego de veículos e pedestres. Entre as atribuições dos agentes estão autuar e aplicar medidas administrativas previstas no CTB, emitir pareceres e relatórios técnicos e atuar em conjunto com a Polícia Militar de Trânsito. “Agora o município passa a ter condições legais, técnicas e profissionais para intensificar o processo de humanização do trânsito na cidade”, afirma o secretário Gustavo Finocchio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com