Cidades

Prefeitura de Ipatinga aplica testes rápidos em servidores da Câmara

IPATINGA – “Os servidores desta casa estão extremamente agradecidos pela preocupação e também pela iniciativa da Prefeitura de Ipatinga de aplicar os testes rápidos em todos os funcionários. Trabalhamos diretamente com o público, e essa iniciativa de prevenção é de extrema importância quando se trata de Coronavírus”.

As palavras de satisfação e reconhecimento são do servidor público da Câmara Municipal, e também presidente da Associação dos Servidores do Legislativo de Ipatinga, Marcos Correia de Sousa.

Nesta quarta-feira (15), cerca de 340 servidores públicos do prédio do Legislativo, entre terceirizados, comissionados e de carreira, passaram pelo teste rápido para checagem de possível contaminação pelo Coronavírus.

O objetivo da ação é identificar com mais exatidão o nível de circulação da Covid-19 na cidade e também os eventuais focos de contágio da doença.

Para a realização do teste rápido, é recolhida uma amostra de sangue, e o resultado pode ser verificado poucos minutos após a coleta do material.

A mobilização da força-tarefa para testagem de um amplo grupo de profissionais, em segmentos diversos, só está sendo possível após o município adquirir 10.000 kits de testes rápidos para detecção do Coronavírus. Os testes estão sendo usados para checagem das condições físicas de pessoas principalmente entre membros das forças de segurança e saúde e profissionais da linha de frente no combate à Covid-19, além de servidores municipais. Também estão sendo priorizadas pessoas abrigadas em asilos.

SANITIZAÇÃO

A exemplo de diversos locais públicos e repartições que passaram por sanitização, o Executivo de Ipatinga também anunciou que pretende realizar a higienização do prédio do Legislativo.

Um oficio foi enviado à Secretaria Geral do Legislativo, solicitando a liberação para realização do trabalho. Após a liberação, uma data será agendada para execução da sanitização.

Em um primeiro momento é feita a lavagem dos locais com o composto químico “hipoclorito de sódio”, popularmente conhecido como água sanitária. Porém, para o caso específico de desinfecção no combate ao Coronavírus, a concentração do produto é superior àquela comumente comercializada no mercado. Em seguida é utilizado o hidróxido de amônia, que tem durabilidade e eficácia de limpeza e desinfecção de até sete dias no ambiente.

O produto utilizado na higienização, capaz de matar vírus e bactérias, inclusive o Conoravírus, pode causar danos a vestimentas em caso de contato com o material.

TESTAGEM

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, frisa que a Administração, desde que adquiriu a remessa de mais de 10 mil kits de testes rápidos, tem realizado a testagem de alguns profissionais da linha de frente, assintomáticos, que realizam atendimento ao público.

“Com a Câmara, não poderia ser diferente. Tenho um carinho enorme pelos servidores da casa, que por muitos anos também foi meu local de trabalho. Já estávamos realizando a testagem em diversos profissionais assintomáticos da área da saúde, segurança pública e também de asilos e entidades que trabalham com crianças e adolescentes. Recebemos o pedido do líder de Governo, que juntamente com a base, solicitou a testagem no Legislativo. E, de pronto, nós atendemos a demanda. Não existe bandeira para o combate da Covid-19. Essa é uma causa em que o mundo inteiro precisa lutar junto”, declarou o chefe do Executivo.

Nardyello lembrou que Ipatinga hoje é uma das cidades de Brasil que mais realiza testes para identificação da Covid-19.  “Seja teste rápido, RT-PCR ou outro tipo de exame, a cidade de Ipatinga já realizou até o momento quase 15 mil testes para checagem de casos de Covid-19. Isso significa que hoje o município vem conseguindo trabalhar com um mapa real dos números de infectados. Não me canso de falar que a cidade de Ipatinga não irá pecar por omissão. Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para o combate do vírus”, concluiu o prefeito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com