Cidades

Prefeitos buscam soluções para os problemas comuns

GRAMADO – A prefeita Cecília Ferramenta participou nesta quinta-feira (29), em Gramado (RS), de mais uma reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, entidade que reúne as principais capitais e cidades de grande e médio portes do país. Na pauta, os problemas comuns que afligem os municípios brasileiros, entre eles o crescente déficit financeiro e fiscal e o aumento da demanda por serviços de qualidade para o cidadão.

“Sem dúvida, o grande problema que os municípios irão enfrentar em 2015 é equilibrar as finanças públicas no curto prazo, mas precisamos buscar soluções não apenas para o próximo ano, mas sim de forma sustentável para as cidades”, resume a prefeita.

Ela afirma que o objetivo da Frente é justamente este: “Ao mesmo tempo em que trocamos experiências que melhoram as contas, aumentando a arrecadação e qualificando o gasto público, e também buscando alternativas para o desenvolvimento, buscamos a articulação com o governo federal para melhorar a distribuição de receitas, respeitando-se verdadeiramente o pacto federativo”, avalia Cecília.

Por outro lado, a prefeita de Ipatinga sustenta que a crise exige criatividade e incentivo ao empreendedorismo, construindo experiências para fortalecer o desenvolvimento local. O tema envolve o estímulo à formalização e desburocratização de atividades produtivas, bem como a discussão de formas de fomentar estratégias locais que contribuam para o desenvolvimento da cidade.

SUSTENTABILIDADE

Mais de 40 prefeitos participaram do evento, incluindo os membros da diretoria Executiva da entidade, presidida pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PT).

A reunião de quinta-feira também fez parte dos preparativos para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que será realizado em Brasília, nos dias 7 a 9 de abril. O evento terá como tema “Nova Governança Federativa e o Papel das Cidades no Brasil e no Mundo”, e discutirá, entre outras questões, a crise hídrica, mobilidade urbana, gestão das políticas públicas metropolitanas, desafios na saúde pública e a educação, sob a perspectiva da promoção da cidadania por parte dos governos locais.

Ao final do encontro de abril, que empossará a nova diretoria da Frente Nacional dos Prefeitos, será aprovado um documento elaborado pelos prefeitos, com reivindicações e sugestões ao governo federal, que norteará as ações da entidade nos próximos anos.

Cecília Ferramenta adianta que Ipatinga sediará, em março, uma das etapas preparatórias do III Encontro dos Municípios para o Desenvolvimento Sustentável. “É importante a mobilização de todo o Vale do Aço e de todo o Estado de Minas Gerais para qualificar a discussão e fortalecer o pleito dos municípios, em especial da nossa região metropolitana”, disse a prefeita.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com