Cidades

Prefeito sanciona lei que beneficia pessoas com autismo em Ipatinga

IPATINGA – O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, sancionou a Lei originária do projeto n° 14/2021, de autoria do vereador Daniel Soares, que avanço a inclusão das pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) no município – pessoas com dificuldade em se comunicar, interagir socialmente ou caracterizadas por interesses ou movimentos repetidos.

O benefício foi oficializado simbolicamente em solenidade realizada no sábado (13), com a presença do chefe do Executivo, além de outras autoridades e alguns dos contemplados. A lei 14.138 institui em Ipatinga diretrizes da Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA).  Estabelece que seja implementado no município o Programa de Política Municipal de Proteção dos Direitos e Atendimentos da Pessoa com TEA.

BENEFÍCIOS

O projeto apresentado pelo vereador Daniel Soares e aprovado no Legislativo define que placas indicativas de atendimento prioritário, com o símbolo do Transtorno de Espectro Autista (TEA), sejam colocadas nos estabelecimentos públicos e privados. E garante ainda a inclusão dos estudantes com Transtorno de Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular. Defensor engajado dos direitos dos portadores de TEA, Daniel também é pai de autista e conhece bem a realidade desse público.

Para o prefeito Gustavo Nunes, a assinatura e sanção da Lei representa um marco de apoio para inúmeras famílias e promove significativa inclusão social. “Este é o papel do poder público. É com a sensação de estar cumprindo um dever e contribuindo para a cidadania plena de muitas pessoas inseridas nesta condição clínica patológica que assinamos esta lei. E temos certeza de que todos os prestadores de serviço, sejam públicos ou privados, vão se adaptar rapidamente”, disse o prefeito.

O vereador Daniel Guedes explica que “o Transtorno do Espectro Autista é uma condição do desenvolvimento neurológico que causa alteração da comunicação social pela presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. É desafiador administrar, minimizar e contornar distúrbios no relacionamento do indivíduo com o meio em que vive, possibilitando uma convivência social mais sensível e desenvolvida”, resumiu.

SÍMBOLO

O símbolo mundial do autismo é uma fita formada por peças coloridas de quebra-cabeças. Elas representam os diferentes espectros que, ao se encaixar, formam o TEA. Também representam a diversidade de famílias e pessoas que convivem com o Transtorno. A cor azul, que toma ambientes ao redor do mundo em datas de conscientização, simboliza a prevalência maior em homens. Eles representam 80% das pessoas com o TEA.

Emocionado por ver seu projeto de lei sancionado, o vereador Daniel Soares externou sua gratidão ao prefeito, diante dessa conquista inédita para a família autista em Ipatinga. “Lembro-me bem do dia 17 de novembro de 2020, ou seja, 48 horas depois de eleito, procurei o prefeito eleito Gustavo Nunes, e pedi a ele uma maior atenção com a causa autista, uma vez que, em Ipatinga e na grande maioria dos municípios mineiros e brasileiros, o poder público não enxerga ou alcança o problema, diante daausência de uma política pública séria, que escute a aflição de inúmeras mães e pais de autistas. O prefeito e sua equipe de governo nos acolheu, agora é partirmos em busca da nossa clínica escola ou até mesmo do nosso centro de referência, tornando Ipatinga a primeira cidade de Minas Gerais a implantar essa nobre política pública, a favor daqueles que até então eram tratados como invisíveis. Essa lei é uma conquista nossa, da sociedade de Ipatinga, em especial da família autista, estamos muito felizes com esse dia”, comemorou o vereador. Com a lei sancionada, estamos indo na direção certa, que outros ignoraram, essa lei não é uma conquista do Daniel, do Gustavo, nem apenas da família autista, essa lei é uma conquista da sociedade de Ipatinga, que servirá de exemplo para os out

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com