Cidades

Prefeito entrega mais uma etapa de adequações de trânsito na BR-381

IPATINGA – Acompanhado do secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves e dos vereadores Jadson Heleno, Adiel Oliveira, Rogério Antônio Bento e Gilmar Ferreira Lopes,Gilmarzinho, o prefeito Nardyello Rocha liberou na tarde de quinta-feira (28) a terceira etapa do conjunto de obras de readequação viária no trecho urbano BR-381 (avenida Pedro Linhares) entre a Estação Ferroviária Intendente Câmara e o Escritório Central da Usiminas.

Durante a visita de inspeção às intervenções – que visam garantir a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas, além de assegurar maior fluidez ao trânsito no trecho urbano da BR-381 no sentido Shopping-Centro -, o prefeito também atendeu os órgãos de imprensa em entrevista coletiva.

PARCERIA COM DNIT

As obras executadas pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Semop e Sesuma), com mão de obra e recursos da Prefeitura de Ipatinga, foram aprovadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto contou ainda com acompanhamento da 12ª Companhia da Polícia Militar (PM) de Trânsito Rodoviário.

O investimento total, segundo Nardyello Rocha, foi de aproximadamente R$ 400 mil. Está programada ainda a quarta e última etapa, que começa na próxima semana. Será realizado o alargamento de cerca de três metros na pista de retorno existente após a concessionária Mitsubishi. No local será feita ainda a recomposição da rede pluvial.

“Determinei todas estas intervenções com objetivo de garantir que o trânsito possa fluir de forma mais ágil nesta parte da rodovia, principalmente na hora de rush, entre 17h e 19h. A retenção que existiu por anos muitas vezes se estendia até o bairro Horto, elevando o estresse dos usuários ao final de jornadas de trabalho. Também pensamos nos pedestres e ciclistas, para que possam usufruir de um trânsito mais tranquilo e seguro”, explicou o prefeito.

FASES

Nesta terceira fase da obra, os dois sentidos da avenida José Júlio da Costa, no bairro Ferroviários, ganharam passagens elevadas para pedestres e ciclistas. Uma delas está localizada próximo às defensas (guard rail) que assinalam um recuo de aproximadamente 30 metros para a pista de ciclistas em sua confluência com a BR-381. O segundo equipamento fica logo à frente, na saída da nova via de acesso construída para quem sai do Escritório Central e Sistema FIEMG, atrás do antigo Century (ou Luxor) Hotel.

A segunda parte da obra constou da construção, na saída do Escritório Central e Sistema FIEMG, de uma barreira de canalização de trânsito de aproximadamente 120 metros, que redireciona os motoristas para que sigam até o retorno do Shopping do Vale do Aço. A outra opção é alcançar a BR-381 pelo novo acesso atrás do hotel, que recebeu também uma ciclovia.

“Desta forma minimizamos o gargalo que existia neste local e que já ocasionou, apenas no início deste ano, um acidente fatal que vitimou duas pessoas”, lembrou o prefeito.

SEMÁFORO

No final do mês de maio já havia sido concluída a primeira fase do conjunto de intervenções, nas proximidades da Estação Ferroviária Intendente Câmara e o retorno na saída do bairro Ferroviários.

Em frente à Estação Ferroviária, nos dois sentidos da BR-381, foi instalado um semáforo repetidor de sinal. O local ganhou também um semáforo com acionamento por botoeira, dotado de alarme sonoro e um temporizador. Já o retorno na saída do Ferroviários foi fechado definitivamente por uma barreira com blocos de concreto.

“Assim, os passageiros que desembarcam do trem e outros pedestres podem acionar o mecanismo e atravessar em segurança. Quando isso não acontecer, a barreira funciona com o sinal amarelo-intermitente e o tráfego de veículos fica contínuo, principalmente nos horários de pico”, observou Nardyello Rocha.

PMI terá ponto facultativo na segunda

Através do Decreto 8.846 do prefeito de Ipatinga Nardyello Rocha, na segunda-feira (2), será ponto facultativo nas repartições públicas municipais, devido o jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, que vai acontecer às 11h, contra a Seleção do México.

As atividades essenciais como Defesa Civil,  Limpeza Urbana, Cemitérios, Vigilância Patrimonial, Hospital Municipal, UPA e SAMU não terão alteração de horário de funcionamento.

ESCOLAS

Ainda conforme o Decreto, a Secretaria Municipal de Educação ajustou o horário de funcionamento das escolas da Rede Municipal. Os alunos terão horário diferenciado na segunda, com funcionamento dos educandários no turno da manhã de 7h às 10h; à tarde o horário será de 14h às 17h15 e à noite, haverá aulas em horário normal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com