Cidades

Pré-candidatos debatem a Região Metropolitana

O presidente da Câmara, Nardyello Rocha, pré-candidato a prefeito em Ipatinga, recebeu diversas lideranças de outros municípios

 

IPATINGA – O presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha (PSD), pré-candidato a prefeito de Ipatinga, deu início ao que pode ser uma série de encontros que buscam soluções conjuntas para as cidades que compõem a Região do Colar Metropolitano. Dentre as lideranças que compareceram ao seu gabinete, o prefeito de Dionísio, Weber Americano, que já atuou como secretário de Planejamento em Ipatinga e fez parte do Governo de Minas, o presidente da Câmara de Coronel Fabriciano, Francisco Lemos, e o ex-prefeito de Caratinga, Ernani Campos Porto (PSDB), que também é pré-candidato em seu município, que integra o Colar Metropolitano.
No encontro, denominado “Café Metropolitano”, pré-candidatos a prefeito e lideranças expuseram a realidade de cada município, ficando claro que as ações de um gestor podem afetar diretamente o outro município. O anfitrião, vereador Nardyello Rocha, após falar sobre as questões de Ipatinga, salientou que os governos municipais vivem um momento de transição de governo político para governo técnico. E, principalmente, de profissionalização nas gestões públicas.
“É impossível ser prefeito, hoje, sem uma equipe técnica competente”, observou Nardyello para citar o exemplo do Legislativo de Ipatinga, que em sua gestão foi certificada pela ISO 9001, por sua gestão de qualidade, e está prestes a conquistar a ISO 14001. E graças a um planejamento financeiro e fiscal, a Câmara de Ipatinga é a primeira instituição da Região Metropolitana a antecipar o 13º salário dos servidores para este mês.
Nardyello ainda enfatizou que é preciso pensar atualmente em ‘Governo em Rede’, ou seja, em toda região do Vale do Aço. “Ações em cidades como Ipatinga refletem em todo Colar Metropolitano”, reforça o pré-candidato a prefeito de Ipatinga.
O presidente da Câmara de Coronel Fabriciano, Francisco Lemos (PSD), também falou sobre os problemas de seu município, onde é pré-candidato, e destacou a importância da Região Metropolitana, que desde 1998 era um sonho antigo e agora está saindo do papel no Governo Antônio Anastasia. Elogiou a iniciativa do Café Metropolitano com a união de lideranças que querem o bem comum. Para ele, “as administrações futuras terão que trabalhar sincronizadas” e priorizando a competência na gestão pública. Como presidente da Câmara, Lemos ressaltou a luta pela reabertura do hospital Siderúrgica e a necessidade de melhoria na segurança pública de Fabriciano.
Com a experiência de ser duas vezes prefeito em Caratinga e, agora, pré-candidato pelo PSDB, Ernani Campos Porto reiterou as colocações feitas por Nardyello no que se refere à profissionalização dos governos. Ele disse que “as administrações que não forem técnicas dificilmente conseguirão apoio do Estado para realizarem seus projetos”. E elogiou a gestão feita por Nardyello, com sua equipe, à frente da Câmara Municipal de Ipatinga, referência no estado.
Do município de Dionísio, o prefeito Weber Americano (PMDB) falou sobre sua experiência na vida pública e, principalmente, na construção viária de Ipatinga. Ele foi secretário de planejamento do ex-prefeito João Lamego. Weber Americano reforçou ainda as falas de Lemos em relação ao Hospital Siderúrgica, que será reaberto. A rodovia MG-760, que liga Timóteo à Zona da Mata, e BR-381 também foram citadas como prioridades e demonstra a necessidade de união de forças.
Ao término do encontro, todos manifestaram o anseio para que novas reuniões sejam feitas. O grupo entendeu que é preciso somar forças para promover o desenvolvimento de toda região Metropolitana do Vale do Aço.

PRESENÇAS
Dentre outras lideranças que compareceram ao Café Metropolitano, estão o vereador Nilton Manoel (PSD), Sandro Teatini (PSD), José Osmir de Castro (PMDB), Ailton, Domingos Sávio (PSDB), além dos pré-candidatos a prefeito Nélson de Paula (PSD) em Córrego Novo, Adriano Oliveira (PSD), em Santana do Paraíso, e Cáster Lúcio (PDT), em Marliéria.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com