Cidades

Prazo para requerer isenção de IPTU termina no dia 15

IPATINGA – O prazo para os aposentados requererem a isenção ou desconto no pagamento de tributos municipais em Ipatinga termina no próximo dia 15 de março. O requerimento, acompanhado dos documentos exigidos, deverá ser feito diretamente na Central de Atendimento Tributário (Ceat), que funciona no térreo da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, de 12 às 18h.

Aqueles contribuintes já cadastrados e contemplados com o benefício no ano passado não precisam fazer o requerimento novamente, pois serão beneficiados normalmente neste ano.
Em Ipatinga, cerca de oito mil contribuintes recebem a isenção ou desconto de tributos, concedido pela Prefeitura.

Quando preenchem requisitos legais específicos, os aposentados e pensionistas têm descontos de 50%, enquanto o contribuinte em situação de extrema carência financeira ou portador de doenças graves e deficiências tem remissão de 100% no pagamento de impostos.

Somente os novos interessados devem procurar o Ceat para requerer o benefício. Para ter o direito assegurado, é necessário que o contribuinte seja eleitor ipatinguense, residente e proprietário de imóvel no município, além de comprovar documentação específica, como renda familiar, identificação civil e moradia.

A Secretaria Municipal de Fazenda anunciou a mudança do vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU/2013), que passou do dia 15 para o dia 31 março. Neste ano, o pagamento à vista do tributo dará direito a 15% de desconto e, para a antecipação de duas ou mais parcelas, 10% de desconto. Pelo novo calendário fiscal do município, o IPTU poderá ser parcelado em até 10 vezes, no período de março a dezembro.

A Secretaria de Fazenda também aguarda o posicionamento favorável da Câmara de Vereadores ao projeto que concede isenção de até 99% para contribuintes quitarem os seus débitos na dívida ativa municipal. O Programa de Recuperação Fiscal do município prevê uma política de resgate dos tributos não pagos, como forma dos contribuintes regularizarem sua situação junto ao Fisco municipal.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com