Cidades

População indígena denuncia ameaças a direitos conquistados

BH – Demandas pela demarcação de territórios indígenas e por melhorias na saúde e na educação para esse segmento marcaram audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta segunda-feira (8/4/19).

A atividade, solicitada pelas deputadas Andréia de Jesus (Psol) e Ana Paula Siqueira (Rede), integra a programação do Abril Indígena, que tem a finalidade de divulgar a cultura e a tradição dessa parcela da população.

Nesta segunda pela manhã, foi instalada a Frente Parlamentar de Defesa dos Povos Indígenas, Quilombolas e Demais Comunidades Tradicionais. Em seguida, uma audiência debateu a situação dos povos indígenas em âmbito federal. Nesta tarde, a reunião abordou as políticas estaduais.

A doutoranda em Antropologia Célia Xakriabá ressaltou o papel da Frente Parlamentar e disse que todas as comunidades por ela contempladas devem lutar juntas, porque suas demandas são semelhantes. Essa posição foi compartilhada pela professora indígena Gizelma Xucurú.

“Estamos vivendo tempos de genocídio. A guerra deste momento é a territorial. E, a cada vez que retiram nossos direitos como o território, tiram também nossa identidade”, afirmou Célia.

O integrante da Articulação dos Povos Indígenas Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Alexandre Pataxó, destacou que a população indígena passa por dificuldades com a prestação de atendimentos relativos à saúde. “A saúde perpassa por várias questões como a territorial e a qualidade da água dos nossos rios, por exemplo”, explicou.

Ele ainda criticou proposta do governo federal de municipalizar a responsabilidade pelos cuidados com a saúde dessa parcela da população, o que poderia deixá-la mais vulnerável.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com