Cidades

PMT realiza mais 200 cirurgias de catarata

TIMÓTEO – Mais 200 pessoas serão submetidas a cirurgias de catarata neste fim de semana, em Timóteo, em mais uma etapa do mutirão promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com os governos estadual e federal. Todos os pacientes são moradores da cidade e esperavam há muito tempo pela cirurgia, que, antes, era feita eventualmente, e ainda assim em Sabinópolis, a aproximadamente 180 quilômetros de Timóteo.

Essas 200 cirurgias serão realizadas no sábado (11) e domingo, a partir das 7h, no Hospital Vital Brazil. Todos os pacientes com cirurgia marcada passaram, antes, pelos exames pré-operatórios. No mesmo dia eles receberão alta médica, para recuperação em casa, que é rápida.

BALANÇO

Com esse novo mutirão, a Prefeitura de Timóteo espera praticamente zerar a fila de espera para cirurgias de cataratas. Desde o início do mutirão, em dezembro, 433 moradores da cidade já foram operados para correção da opacidade progressiva do cristalino (lente natural), problema que reduz a visão por impedir a entrada de luz para o interior do olho, com consequente diminuição gradual da visão. A cirurgia emprega o ultrassom, o qual facilita a aspiração do cristalino opaco e, ao final do procedimento, é colocada uma lente intra-ocular para substituir a lente natural.

De acordo com a Prefeitura, os pacientes com indicação cirúrgica devem procurar o setor de Controle e Avaliação, na sede da Secretaria de Saúde, no Centro Sul, e fazer o agendamento, juntamente com os exames pré-operatórios. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3847-4749.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com