Cidades

PMT atribui nova crise com Vital Brazil a atraso em repasse estadual

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo emitiu nota nesta segunda-feira (5) informando que na manhã do dia 3 de setembro, o prefeito Keisson Drummond recebeu, por e-mail, ofício da Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) e Hospital São Camilo (HSC) sobre a impossibilidade de manter de forma plena os atendimentos médicos, restringindo-se a atender somente os casos críticos. Afirma ainda, que os pacientes internados serão cadastrados no SUS-Fácil para posterior transferência e continuidade de seu tratamento em outra instituição hospitalar.

“Toda esta situação foi causada devido ao atraso ao pagamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, à Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora dos hospitais Vital Brazil e São Camilo. Cabe ressaltar que a instituição possui um convênio de prestação de serviço com o Estado de Minas Gerais e o município de Timóteo é somente interveniente, no caso do HMVB e o de Coronel Fabriciano, do HSC, pelo fato dos referidos hospitais estarem localizados nestes municípios. A dívida, portanto, é do Estado de Minas Gerais e não da Prefeitura Municipal de Timóteo e Coronel Fabriciano”, informa a nota da PMT.

JOÃO OTÁVIO
Segundo a nota, para resguardar o atendimento à população do município de Timóteo, a Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez reforçou a estrutura de serviços do Centro de Saúde João Otávio para responder à demanda da população do município de Timóteo. “Foi estabelecido de forma emergencial aumento do número de médicos clínicos gerais e técnico de enfermagem, além da ampliação do atendimento de médicos pediatras para 24 horas. Esta estrutura reforçada permanecerá em funcionamento até que se reestabeleça o funcionamento dos hospitais de forma plena”, diz o documento.

O Centro de Saúde João Otávio é uma unidade municipal e funciona 24 horas por dia, realizando atendimentos de urgência e emergências, através de demanda espontânea ou encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde. O CSJO realiza o primeiro atendimento e se necessário, referencia o paciente aos Hospitais São Camilo em Coronel Fabriciano e Hospital e Maternidade Vital Brazil em Timóteo. Neste final de semana (sexta, sábado e domingo), passaram pelo CSJO 424 pacientes, destes, seis precisaram de internação.

INTERNAÇÃO

A internação dos seis pacientes foi realizada no final da manhã de domingo (4), sendo necessária a intervenção da Secretária Municipal de Saúde, Rejane Balmant Letro, junto aos diretores administrativo e clínico do HSC. A intervenção ocorreu após ter sido negada a transferência dos seis pacientes do CSJO para o HSC. Negativa esta, devidamente registrada por profissionais que estavam de plantão no final de semana.

“Não havia motivo de recusa da solicitação de transferência, por parte do HSC, uma vez que os pacientes passaram por avaliação do enfermeiro e do médico do CSJO, sendo caracterizado o estado crítico dos mesmos. Além disso, havia disponibilidade de leitos no HSC. Não podemos deixar que a população de Timóteo seja penalizada”, salienta Rejane Balmant.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com