Cidades

PMT amplia vagas para mamografias

(Crédito: ACS/PMT)

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo ampliou o número de exames realizados pela Unidade Móvel de Mamografia a partir desta quarta-feira, 21. Devido à procura, serão mais 20 vagas, totalizando 80 exames que visam à prevenção do câncer de mama por dia. Os exames são realizados dentro da unidade que está localizada na Praça 29 de Abril, em frente à Unidade Básica de Saúde do Centro Sul.

O secretário de saúde, Ricardo Martins, lembra que a Unidade Móvel de Mamografia ficará na cidade até o dia 30 deste mês. “As mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos podem procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa para agendar o seu exame”, explica Martins.

Segundo dados da Secretaria de Saúde já foram realizadas cerca de 600 mamografias desde o início de janeiro. Até o final do mês, a expectativa é que este número chegue a 1.300 exames.

A mamografia é capaz de identificar precocemente lesões mamárias de tamanho mínimo, possibilitando um tratamento menos agressivo e um melhor prognóstico quanto à cura. Acredita-se que a mamografia possa detectar uma tumoração mamária até dois anos antes que ela se torne palpável.

A paciente não deve usar creme, desodorante, perfume ou talco antes da realizar o exame, os quais podem deixar resíduos que prejudicam a captação das imagens.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com