Cidades

PMI recolheu 300 t. de pneus em 3 anos

IPATINGA – Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) revela que, desde 2013, a Prefeitura de Ipatinga enviou aproximadamente 300 toneladas de pneus inservíveis para a reciclagem. Somente nas duas primeiras semanas deste ano, o município garantiu a destinação correta de aproximadamente 45 toneladas de pneus velhos, estocados no pátio da antiga Suplan, no bairro Cidade Nobre. O mais recente carregamento foi transportado na manhã desta segunda-feira (18).

A destinação ecologicamente correta do material é resultado de uma parceria entre a Administração Municipal e uma empresa especializada em reciclagem de pneus, que funciona em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Quando jogados no meio ambiente, os pneus podem levar muitos anos para se decomporem e, ainda, viram criadouros do mosquito da dengue”, aponta o secretário da Sesuma, Samuel José Gomes.

Até que sejam destinados à reciclagem, os pneus ficam protegidos no Ecoponto Municipal, que funciona num galpão coberto na Suplan. No local, o material recebe tratamento com o uso de larvicidas, pelas equipes da Seção de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, com objetivo de proteger contra o surgimento de possíveis focos de proliferação de vetores como o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika virus.

“Quando os pneus são deixados no Ecoponto, por donos de borracharias, concessionárias, empresas do ramo e pessoas físicas, o município elimina centenas de pontos que poderiam se tornar focos do mosquito e, posteriormente, assolar a população”, observa o secretário.

A Prefeitura mantém o programa de recebimento de pneus na Suplan de segunda à sexta-feira, no período de 7h às 12h. A ação do município é realizada em conformidade com a Resolução 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que trata sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com