Cidades

PMI oferece teste rápido de HIV e Hepatites Virais

Segundo a coordenadora do programa, o diagnóstico rápido agiliza o início do tratamento       (Crédito:José Barbosa-ACS/PMI)

 

IPATINGA – Com o objetivo de expandir o acesso ao diagnóstico, visando, principalmente, a identificação precoce de DST/AIDS e Hepatites Virais, a Prefeitura de Ipatinga realiza o teste rápido como diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem para as Hepatites Virais B e C. Os testes são totalmente sigilosos e contam com uma equipe qualificada para o trabalho.
A ação é do Centro de Testagem e Aconselhamento do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, em parceria com o Governo Federal. Os testes são realizados todas as sextas-feiras, das 13h às 17h, no Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP), onde funciona o Programa Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), na avenida Monteiro Lobato, 826, Cidade Nobre (UISA). É necessário levar documento com foto. Não há necessidade de encaminhamento médico, o atendimento é para toda demanda espontânea.
“O teste rápido é extremamente importante. A partir dele podemos identificar os casos de AIDS e Hepatites Virais B e C e ofertar em seguida o acompanhamento que, sendo iniciado o quanto antes, pode favorecer a qualidade de vida dos pacientes e diminuir a transmissão do HIV e das Hepatites”, explica a coordenadora do Programa DST/AIDS, Fabiane Cristina de Souza.

COMO FUNCIONA
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado no dispositivo de testagem e, para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue uma técnica comprovada cientificamente e fluxo determinado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria 151/2009. Esse método permite que em apenas meia hora o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.

ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Saúde esclarece que as vacinas contra Hepatite são disponibilizadas gratuitamente para pessoas com idade até 29 anos, 11 meses e 29 dias. Ou para aquelas que pertencerem ao grupo de maior vulnerabilidade, como gestantes, trabalhadores da saúde, bombeiros, policiais, doadores de sangue, profissionais do sexo, usuários de drogas e portadores de DST, entre outras. Para saber mais, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com