Cidades

PMI estende horário de testes rápidos para DSTs

Secom PMI

IPATINGA – A Prefeitura Municipal amplia o horário de atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa Municipal de DST/Aids. Agora, a pessoa pode realizar testes rápidos para o HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis todas as quartas e sextas-feiras, de 10h às 17h. O teste e a entrega do resultado são realizados em salas individuais. Os exames são gratuitos, seguros e os resultados, sigilosos.

Esta é segunda vez neste ano que o município estende o serviço, que é fundamental para o diagnóstico precoce de DSTs, além de evitar novas transmissões e garantir a adesão do paciente ao tratamento em casos de resultados positivos. Em março, o Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias (CCDIP) passou a funcionar em sede própria, no Centro, o que possibilitou a oferta dos testes rápidos duas vezes por semana, de 13h às 17h.

A gerente do CCDIP, Cláudia Castro, lembra que toda e qualquer pessoa que teve relações sexuais desprotegidas pode e deve fazer o teste rápido. “O procedimento é rápido, totalmente sigiloso e a única forma de a pessoa confirmar seu estado sorológico, o que agora pode ser feito inclusive no intervalo de almoço”, argumenta.

“Mas o mais importante é usar a camisinha em todas as relações e não compartilhar seringas. Se a pessoa realmente estiver infectada, já poderá transmitir o HIV para outras pessoas”, completa.

REQUISITOS
Qualquer pessoa pode procurar a nova sede do Serviço Especializado em Saúde – CCDIP para fazer o exame. Basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário jejum. Além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. Todo o processo dura em média uma hora.
O exame sorológico (teste convencional) também pode ser solicitado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

PREVENÇÃO

O teste rápido para DSTs é um dos serviços oferecidos pelo programa municipal de Prevenção às DSTs/Aids, que funciona diariamente, das 7h às 18h. No local são oferecidos serviços de orientação, distribuição de preservativos e agendamentos de palestras e oficinas educativas, além do tratamento e acompanhamento multiprofissional gratuitos.

SERVIÇO
Serviço Especializado em Saúde – CCDIP
Rua Governador Valadares, 45, Centro.
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Informações: (31) 3829-8559

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com