Cidades

PMI anuncia abertura de mais seis unidades do ´Saúde na Noite’

IPATINGA – Para auxiliar no combate à disseminação do novo coronavírus em Ipatinga, a Administração municipal tem tomado uma série de medidas preventivas e protetivas como o isolamento social, fiscalização de locais de aglomeração e fechamento temporário de comércio e serviços, exceto delivery e segmentos de trabalho essenciais. E, nesta terça-feira (24), outra ação importante foi anunciada pelo prefeito Nardyello Rocha: a inserção de mais seis Unidades Básicas de Saúde no regime de horário ampliado do programa ‘Saúde na Noite’. O início das atividades estendidas nestas Unidades está previsto para os próximos dias.

Além do expediente convencional, a comunidade será assistida também de 16h às 22h, de segunda a sexta-feira, nas UBS’s dos bairros Cidade Nobre, Vale do Sol, Bethânia I e II, Planalto e Caravelas.

17 UNIDADES

Quando começou, em fevereiro deste ano, o Programa ‘Saúde na Noite’ passou a oferecer para a população de Ipatinga a extensão do horário de atendimento em 11 das 21 Unidades Básicas de Saúde do município. Com a ampliação, o serviço passa a ser ofertado em 17 UBS’s.

Essa nova ação da Administração municipal busca auxiliar no enfrentamento ao novo coronavírus. Conforme números divulgados nesta terça-feira, embora tenha somente um caso confirmado oficialmente até o momento, a cidade registra atualmente 762 outros em investigação e aguardando resultados de exames, um processo que tem sido lento em função da grande demanda no país. Dos casos suspeitos, 43 foram descartados.

 PROTOCOLOS

“Ipatinga preencheu todos os rígidos protocolos necessários para que conseguíssemos ampliar a participação no ‘Saúde na Hora’, do Governo Federal. Assim o nosso ‘Saúde na Noite’ ganha mais seis UBS’s trabalhando neste modelo. É um ganho e um reforço muito grande na atenção primária, e veio em momento bastante oportuno, pois, além de estarmos enfrentando esta pandemia, o Governo do Estado ainda deve para o município cerca de R$ 90 milhões só na área da saúde. A ampliação trará melhor assistência e mais comodidade para a população, que não somente nesta crise da covid-19, mas também quando essa situação passar, será atendida em postos próximos das residências e em horário estendido”, explicou o prefeito.

SERVIÇOS

Os serviços do ‘Saúde na Noite’ são amplos. Incluem desde consultas médicas e odontológicas à realização de curativos, teste de rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), aplicação de vacinas, entre outros procedimentos.

Atualmente, das 11 Unidades Básicas que funcionam em horário ampliado, cinco contam com atendimento médico e odontológico. São as UBS’s dos bairros Esperança, Canaã, Limoeiro, Vila Celeste e Vila Militar. Já as Unidades de Saúde dos bairros Jardim Panorama, Iguaçu, Bom Jardim, Veneza II, Bom Retiro e Esperança II prestam atendimento médico.

A secretária de Saúde, Érica Dias, enfatizou que com a ampliação do programa, o município trabalha para deixar ainda mais resolutiva a Atenção Primária.

“Com 17 das 21 Unidades de Saúde funcionando em horário estendido, esperamos desafogar os serviços de emergência como UPA – Unidade de Pronto Atendimento e HMEM – Hospital Municipal Eliane Martins, onde a população busca atendimento em horários nos quais muitas vezes as UBS’s já estão fechadas. A medida é mais um passo muito positivo dado pela Administração municipal, que busca um sistema público de saúde de qualidade e acessível para toda a população de Ipatinga”, frisou a responsável pela pasta.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com