Nacionais

PMCF atribui ao Governo federal fechamento de Farmácia Popular

Em uso do Direito de Resposta assegurado pela Lei Federal 13.188 de novembro de 2015, a Prefeitura de Coronel Fabriciano vem a público esclarecer sobre matéria publicada neste jornal na edição do 06/07/2017 intitulada: “Vereador denuncia fechamento da Farmácia Popular em Fabriciano”. Em um claro uso da imprensa para distorcer a verdade, o vereador Marcos da Luz, do PT, utilizou este veículo de comunicação para publicar inverdades a respeito da administração municipal, acusando a atual gestão de fechar a Farmácia Popular na cidade. O que ainda nos espanta é que em nenhum momento, a comunicação da Prefeitura nem a Secretaria de Governança de Saúde foram procuradas para se posicionarem a respeito do assunto. Diante disto, esclarecemos o seguinte:
. A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal e nada diz respeito ao município.
. A decisão de fechar a Farmácia Popular é do Governo Federal de forma claramente justificada pelo alto custo operacional do programa e a baixa resolutividade em favor da população, considerando que 80% dos gastos eram com transporte e armazenamento.
. Com o encerramento do Programa, o município passa a receber um repasse de R$ 0,48 por habitante/ano para compra e controle de medicamentos. Grande parte dos medicamentos pertencentes à lista da farmácia popular já faz parte da relação de medicamentos padronizados no município. Com a medida, haverá uma melhoria no uso da verba pública, já que o Governo Federal repassará o dinheiro direto dentro do componente básico da Assistência Farmacêutica e, este será obrigatoriamente usado na aquisição de medicamentos para a população.
. Outra denúncia do parlamentar Marcos da Luz diz respeito à paralisação do fornecimento de exames laboratoriais pelo SUS. A prefeitura esclarece que a suspensão foi consequência da implantação da Gestão Plena na Saúde, tirando do Estado à responsabilidade pelos contratos. Com a aprovação da Gestão Plena pela Câmara de Vereadores, o município fica autorizado a retomar os convênios por meio de chamamento público, o que já está sendo feito. Em sua matéria de gabinete, diz o vereador que “outra vez, as pessoas mais carentes que precisam do exame para o tratamento de saúde estão sendo prejudicadas por ações desastrosas da atual administração”. Na verdade, quem prejudica a população é o nobre vereador, que em vez de contribuir com a informação correta, prefere distorcer a verdade.
. A Prefeitura de Coronel Fabriciano investe na reestruturação de todo o sistema de saúde do município com a contratação de mais médicos (54 novos médicos somente neste ano), Equipes de Saúde da Família e farmacêuticos para aviarem as receitas com segurança e orientação para que os pacientes não utilizem remédios de forma errada.
. Implantamos o Corujão da Saúde de Atenção Básica e o Corujão da Saúde de Especialidades.
. Lamentamos que notícias infundadas por parte do Vereador que vem praticando a política do “Quanto Pior Melhor”, tenham espaço na mídia desinformando a população e gerando desconforto e dor entre os que mais necessitam.

Prefeitura de Coronel Fabriciano/Gerência de Comunicação

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com