Cidades

PMBO pode ter coleta seletiva similar a Itaúna

Divulgação ACS/PMBO

BELO ORIENTE – A prefeitura de Belo Oriente quer usar a experiência de sucesso da cidade de Itaúna na coleta de lixo, considerada um modelo no país. Entendimentos neste sentido começaram na última sexta-feira, quando o prefeito Pietro Chaves (PDT) e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antero Barros, receberam uma equipe de técnicos da prefeitura de Itaúna, para uma troca de experiências na área da coleta seletiva.

O encontro foi realizado no galpão da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, em Cachoeira Escura, e contou ainda com a presença de integrantes das prefeituras de Iapu e Timóteo e da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Oriente (Ascabeo).

Itaúna possui um modelo de separação de lixo “Seco e Molhado” em 100% das áreas urbanas e rurais. Naquele município, hoje referência nacional no setor, a separação dos resíduos é feita pelo próprio morador, que não mistura material orgânico com reciclável. Com isso, o reciclável chega limpo para a triagem e com um valor de mercado melhor.

BENEFÍCIOS
De acordo com os técnicos de Itaúna, o recolhimento ocorre porta-a-porta em dias alternados. O lixo seco é recolhido em caminhões de carroceria e levado para a cooperativa de triagem para posterior comercialização; o lixo molhado vai para caminhões compactadores, com destino ao aterro sanitário. Cerca de 90 catadores que atuam em sistema de cooperativa recolhem 430 toneladas por mês e recebem o rateio mensal de aproximadamente R$ 2,5 mil.

Entre os benefícios do sistema incluem-se a geração de emprego e renda, do impacto ambiental, inclusão social e responsabilidade da população, separando seus resíduos e colaborando para a preservação da vida. “Em Belo Oriente podemos melhorar a nossa coleta, implantando um sistema similar. E é isso o que vamos fazer. Acredito que este modelo dará certo aqui também”, comentou o prefeito Pietro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com