Policia

PM apreende menores envolvidos em assaltos em zona rural

IPATINGA – A Polícia Militar apreendeu na última quinta-feira (3) três menores envolvidos em roubos a residências rurais, ocorridos nas cidades de Santana do Paraíso e Belo Oriente nas últimas semanas. Segundo a PM, os adolescentes, dois de 17 e um de 16 anos, residem na rua Amazonita, bairro Jardim Panorama, em Ipatinga, mas praticavam atos infracionais em várias cidades da região.

No dia da apreensão dos menores, os militares davam continuidade a um rastreamento relativo a um roubo ocorrido na quarta-feira (2) no distrito do Bagre, em Belo Oriente, onde um veículo Voyage foi tomado de assalto.
Quando passavam pela avenida Guido Marliere, os policiais realizaram uma busca próximo à uma ponte que liga o bairro Jardim Panorama ao Iguaçu, encontrando o veículo que havia sido roubado estacionado em um beco.

APREENSÃO
Em seguida, os militares se deslocaram até as proximidades de um posto de combustíveis a poucos metros dali, onde abordaram um conhecido menor infrator, dado à prática de várias modalidades de delitos contra pessoa e contra o
patrimônio.

Com o menor, foram encontradas as chaves do veículo, um aparelho celular, uma pedra de crack e a quantia de R$ 150. A mãe do menor, ao perceber a ação policial, aproximou-se e passou a acompanhar a ocorrência, autorizando a entrada dos policiais em sua casa para busca domiciliar, sendo tudo devidamente testemunhado. Na residência, os policiais encontraram uma máquina fotográfica cuja procedência não foi esclarecida.

ASSALTOS

Ao verificarem no sistema da PM, os militares foram informados de que em 30 de setembro, também no distrito do Bagre, autores armados adentraram em uma fazenda, renderam as vítimas e levaram vários objetos pessoais, roubando também o veículo localizado no Iguaçu. As vítimas deste roubo compareceram em Ipatinga, reconhecendo o menor infrator apreendido como um dos autores do crime.

Também no último dia 2, em outra residência rural da mesma localidade, autores armados chegaram no mesmo veículo, renderam as vítimas e subtraíram vários pertences pessoais e utensílios domésticos. As vítimas reconheceram o menor apreendido como um dos autores, além do celular e da máquina fotográfica que estavam com ele.

Em datas anteriores, ocorreram outros dois roubos com o mesmo modo operacional: em 26 de setembro, no distrito do Achado, zona rural de Santana do Paraíso, e no dia 18 de setembro, na localidade de Areia Grossa, na mesma cidade. Nestes dois casos, residências rurais foram invadidas por grande número de infratores armados que, após dominarem as vítimas, reviraram a casa, roubando dinheiro e objetos de valor.

OUTROS DETIDOS
Como as vítimas relataram características de outros autores, ainda na quinta-feira militares diligenciaram na rua Amazonita e conseguiram abordar mais dois menores suspeitos, cuja participação nos crimes foi prontamente confirmada pelas vítimas.

Com os dois adolescentes, foram apreendidas roupas, calçados, gêneros alimentícios, entre outros. Todos os produtos foram reconhecidos pelas vítimas. Os três autores foram apreendidos e conduzidos à delegacia para demais providências, juntamente com os produtos apreendidos.

NOVA ESTRATÉGIA
O comandante do 14º Batalhão da PM de Ipatinga, Edvânio Carneiro, disse ontem que a prisão de integrantes do bando de menores infratores responsáveis por assaltos a residências na zona rural da região já é resultado das novas estratégias adotadas pela PM para coibir este tipo de ação. “A residência do cidadão, o local onde ele vive com sua família, onde repousa após o dia de trabalho, em tese, é o lugar onde ele deveria estar mais seguro. É um espaço inviolável, portanto, seja na zona rural ou urbana, vamos agir com rigor para evitar este tipo de ação de marginais que desrespeitam e violam este espaço sagrado do cidadão”, avisou o comandante.

Edvânio disse que a Polícia Militar vai ampliar sua presença na zona rural e nas estradas que levam a estas localidades, fazendo abordagens e procurando identificar as pessoas que transitam por estas vias.
Nos últimos dias foram registrados vários assaltos a residências rurais, quase todos com o mesmo modus operandi: um bando armado entra nas casas, rende os moradores e rouba veículos, ferramentas, bens, alimentos, dinheiro, joias, etc. Com a prisão de alguns dos ladrões que agiram nos últimos assaltos, a PM espera dar um basta neste tipo de violência.

“Infelizmente, estamos numa luta contínua e sem tréguas. É preciso tirar estes menores das ruas, porque são pessoas que não sabem viver em sociedade. Alguns dos que foram apreendidos são conhecidos da polícia, já foram apreendidos outras vezes, já estiveram internados, mas tão logo são colocados em liberdade, voltam a reincidir. Portanto, vamos fazer gestões junto ao Judiciário para mantê-los internados, sob risco de continuarem no mundo do crime, colocando em risco a vida de pessoas de bem e as suas próprias”, previu Edvânio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com