Cultura

Plantio mobiliza alunos no Jardim Santa Clara

Alunos de duas escolas estaduais subiram as encostas do bairro para plantar cerca de 800 mudas de árvores frutíferas e ornamentais

IPATINGA
– Aproximadamente 1.500 alunos das Escolas Estaduais Canuta Rosa de Oliveira Barbosa (Cidade Nobre) e Nacif Selim de Sales (Canaã) ocuparam as encostas do bairro Jardim Santa Clara, no fim do Vila Celeste, para plantar aproximadamente 800 mudas de árvores ornamentais e frutíferas, como parte de um projeto ambiental que envolveu as duas escolas da rede estadual, com o apoio da Prefeitura de Ipatinga.

O plantio de mudas foi o ponto alto do projeto ambiental, iniciado na semana passada. Divididos em turmas, os alunos participaram de workshop no Viveiro Municipal, onde foram produzidas as mudas, e também tiveram aulas práticas. Neste sábado (22) os estudantes das duas escolas reúnem-se novamente, de 9:00h às 14:00h, no ginásio coberto da Usipa, no encerramento do projeto.

A prefeita Cecília Ferramenta participou das aulas com os adolescentes no Viveiro e também do plantio no Jardim Santa Clara. As mudas foram plantadas nas proximidades de uma nascente no final do bairro, área que ainda terá novos plantios. Além da produção das mudas, equipes da prefeitura prepararam o terreno e demarcaram a área ao redor da nascente.

Mudas de árvores consideradas nobres, como mogno e jatobá, além de outras espécies frutíferas, como cajá manga, cajá mirim, ingá e amora, vão ajudar a recompor a área verde do Jardim Santa Clara. Além de proteger uma antiga nascente do bairro, a expectativa é que as árvores atraiam pássaros e animais silvestres.

INTEGRAÇÃO
Cecília Ferramenta se misturou com os alunos e colocou a mão na terra também para ajudar no plantio, ao lado de professores e diretores das duas escolas. A prefeita elogiou a iniciativa, que considera exemplar, e reafirmou o compromisso da atual administração com a defesa do meio ambiente e de uma cidade sustentável. “Estamos fazendo algo não só para nós, mas também para as próximas gerações”, ressaltou a prefeita.

Ela disse que a PMI não está poupando esforços para melhorias em todos os setores, entre os quais o meio ambiente, de modo a resgatar a condição de uma das cidades mais verdes do Brasil. “Isso representa mais qualidade de vida”, afirmou.

Pensamento parecido têm as estudantes Maria Fernanda e Claudiane de Oliveira. “Se cada pessoa plantasse ao menos uma árvore o mundo estaria bem melhor. São hábitos simples, mas que devemos cultivar sempre”, aprova Fernanda. “O projeto foi muito legal. A gente conheceu o Viveiro, aprendeu a produzir e a cuidar das mudas, e depois fizemos o plantio. Ainda quero voltar, daqui a alguns anos, para comer dessas frutas”, completou Claudiane.

Para outros estudantes, as “aulas” no Viveiro, e depois o plantio de árvores, foram momentos especiais também pela integração com a outra escola. “Foi muito bom, curti mesmo. Além disso, a gente ainda conheceu mais pessoas, fizemos novas amizades”, avalia Douglas Silva, de 15 anos. “Já pensou se todas as escolas fizessem um projeto parecido? Poderíamos plantar mais árvores em toda a cidade”, sugere seu colega José Guilherme.


A prefeita Cecília Ferramenta também participou do plantio e destacou a importância da iniciativa dos
estudantes de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com