Cidades

Plano de Reconstrução garante oito frentes de obras em Ipatinga

A estudante Rayane Estefane observa as obras na rua Serra do Miradouro    (Fotos: Secom PMI)

IPATINGA – Com oito frentes de obras em andamento ou bem próximas de serem concluídas, a Prefeitura de Ipatinga executa projetos de completa infraestrutura urbana em áreas consideradas de alto risco no município. São intervenções complexas de engenharia, que fazem parte do Plano de Reconstrução da cidade aprovado para receber recursos do Ministério da Integração Nacional, para reparar danos causados pelas chuvas do final de 2013.

Num primeiro lote, as obras de reconstrução começaram nas ruas Pombos e Gaturamo (Vila Celeste), Francisca Constâncio e Beco Marcela (Bom Jardim) e Colônia (Morro São Francisco/Bethânia). Na segunda etapa, as intervenções foram iniciadas nas ruas Serra do Miradouro (Jardim Panorama), Bonn (Bethânia) e Rua Passos Dourados (Morro do Sossego/Veneza).


A dona de casa Alcebíades Ribeiros dos Santos comemora as obras na rua Passos Dourados

VALE DO SOL
Em janeiro próximo está programada a abertura do canteiro de obras para recuperação da rua João de Barros, no Vale do Sol, também com investimentos conseguidos pela prefeita Cecília Ferramenta junto ao governo federal. “Mesmo com todas as dificuldades econômicas, estamos realizando parcerias importantes para garantir mais qualidade de vida à população, especialmente nas áreas consideradas de alto risco identificadas num diagnóstico realizado por técnicos do Ministério da Integração Nacional”, destaca a prefeita. Todos os projetos em execução incluem pavimentação de vias, construção de passeios, guardas corpos, muros de contenção de encostas, sistema de drenagem e recomposição vegetal de taludes.

SUPERAÇÃO
Do drama de ter que deixar a casa às pressas com a mulher e dois filhos, na véspera do Natal de 2013, à esperança de poder retornar ao imóvel nos próximos dias. Este é o sentimento do aposentado Edes Alves de Andrade, de 65 anos, que não esconde o sorriso ao mostrar para os amigos e familiares o murro de arrimo, com 4,6 metros de altura e 42 metros de comprimento, que é erguido nos fundos da casa onde morava, no bairro Bethânia.

Há quase dois anos o imóvel foi interditado pela Defesa Civil de Ipatinga, após ser atingido por um desmoronamento de terra na Rua Boon. “A nossa vida vai voltar à normalidade, numa grande superação. Essa obra realizada pela Prefeitura vai garantir para sempre a segurança da minha família”, comemora o aposentado, que desde os desmoronamentos vive com a família em um apartamento alugado.


Muro de arrimo na rua Boon terá 4,6 metros de altura

PANORAMA
No bairro Jardim Panorama, funcionários de uma empreiteira contratada pela Prefeitura trabalham na construção de um muro de arrimo na rua Serra do Miradouro, no bairro Jardim Panorama. A pista foi parcialmente interditada em dezembro de 2013, depois que um barranco cedeu e atingiu duas casas.

“Esta parece ser uma obra de difícil execução, devido à declividade do terreno, mas depois de terminada vai garantir mais segurança aos moradores e motoristas”, observa a estudante Rayane Estefane, de 22 anos, que mora em frente ao local onde ocorreram os estragos. O pacote de obras na rua Serra do Miradouro está orçado em R$ 213,6 mil e inclui a construção de um muro com 4 metros de altura e 34 metros de largura, recuperação da via, construção de guarda corpo e recomposição vegetal do talude.

MORRO DO SOSSEGO
Os estragos causados pelas fortes chuvas de 2013 ainda estão na memória da dona de casa Alcebíades Ribeiros dos Santos, de 55 anos, que na época chegou a engrossar a lista de 1.500 moradores desalojados no município. Agora, com as obras de contenção de encosta realizadas pela Prefeitura na rua Passos Dourados, no Morro do Sossego, onde mora com o marido e o filho, ela diz não mais temer os períodos chuvosos. “Há anos convivia com o medo e a angústia de saber que as chuvas poderiam trazer estragos à minha casa. Agora com estas obras da Prefeitura, o pesadelo não vai mais existir e vou poder dormir tranquilamente em dias de chuva”, afirma.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com